sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Cine Debate sobre Saúde da População LGBT

O cine debate LGBT, nesta edição, está integrando o projeto da Exposição Vitrines - Centro Cultural MS: "Gestão Participativa e Políticas de Equidade no SUS" e será realizado dia 19/2, 13h30, no Auditório NERJ/MS  na Rua México, 128 - 10º andar - Centro - RJ. Será exibido o curta "Protagonismo Trans" e contará com a participação do Diretor Luís Carlos de Alencar. Evento aberto ao público. Divulgue nas suas redes e participe!


Exposição Vitrines - "Gestão Participativa e Políticas de Equidade no SUS"

A Exposição Vitrines é um projeto do Centro Cultural Ministério da Saúde, que realiza mostras artístico-culturais de curta duração em parceria com diversas áreas, realizada na Rua México, 128 - Térreo - Centro RJ. A Exposição sobre Políticas de Equidade foi inaugurada em 13 de fevereiro de 2019 e ficará aberta ao público até maio/2019, também reunirá outras atividades no prédio do Ministério da Saúde:
-19/2 - 13h30 - no Auditório NERJ - Rua México, 128 - 10º andar -  Cine Debate sobre Saúde LGBT, com a exibição do curta Protagonismo Trans, com presença do Diretor.
-Em março (datas a serem divulgadas) - Cine Debate População Negra - na agenda dos  21 Dias contra o Racismo.
- 15/05 - Atividade de Educação Popular em Saúde.
Os eventos são abertos ao público. Divulgue e participe.

Equipe Centro Cultural MS e ATGPE.


André Feijó e Sirlene Oliveira, do Comitê Estadual LGBT.


Mostra Estadual do Curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde - EdpopSUS2

 A Mostra Estadual é o Encerramento do Curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde - EdpopSUS, na qual os educandos que participaram do curso (Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Endemias, Movimentos Sociais), apresentam seus trabalhos. A mostra da 4ª Etapa do Curso, foi realizada na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/EPSJV/FIOCRUZ, em 18 de dezembro. 



Exposição de Plantas Medicinais - turma de Natividade/RJ.




Apresentação do Jongo - Turma EdpopSUS Quissamã/RJ




sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Feliz Ano Novo!!!!


Chegamos!!!! O Ano Novo chegou. Mudanças na Gestão Estadual, mas o mesmo desejo de um SUS participativo e para todos! Nosso Blog esteve tímido a partir de meados de 2018, quando priorizamos as informações no site oficial da Secretaria de Estado de Saúde, mas agora retomamos o nosso querido blog, além das divulgações através do site da SES-RJ. Permanece o convite para a participação e o diálogo. Permanece a luta por uma Saúde Pública universal, integral e equânime. Sigamos!

Feliz Ano Novo! Sigamos!!! (Equipe: Celso, Graciela, Sirlene, Irene, Lílian, Maria DaJuda e Camila Estrela )

sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Oficina de Saúde da População Cigana


A I Oficina de Saúde da População Negra será realizada no dia 29 de janeiro, a partir das 9h, na sala de Reuniões DATASUS (Rua México, 128 - 10º andar, sala 1029 - Centro - RJ) a. A Técnica da DAGEP/MS,  Maria de Fátima Marques, confirmou presença para falar sobre a Política de Saúde da População Cigana e o representante de um clã que atualmente está em Maricá, José Ruiter,  vai falar sobre as experiências e reivindicações dos ciganos. Público alvo: profissionais que lidam com essas populações, Atenção Básica e Educação/SES, Ouvidoria, Conselho Estadual de Saúde. 
 Seguem mais informações sobre a política, aqui no blog  e no site SES/Assessoria de Participação Social e Equidade - https://www.saude.rj.gov.br/participacao-social-e-equidade/saude-da-populacao-cigana-publicacoes. Em breve será divulgada a programação do evento.



Ato Aula: Uma conversa sobre como sair das ruas

Como protesto à retirada dos papelões em diversos locais do Rio pela Prefeitura, aos abrigos em condições precárias e falta de resposta às reivindicações de organizações de saúde e população em situação de rua, será realizado o evento "Ato Aula: Uma conversa sobre como sair das ruas", no dia 30/01, com início às 8h, na Praça Dom João Esberard (em frente à Igreja Nossa Senhora do Desterro) - Rua Amaral Costa - Campo Grande - RJ.