equipe sentinela 3 1

RJ institui o programa ‘Testagem Domiciliar Para Todos’ para pessoas com sintomas de Covid-19

O governo do estado do Rio de Janeiro publicou hoje no Diário Oficial a criação do programa “Testagem Domiciliar Para Todos’, que tem por objetivo oferecer testes gratuitos para as pessoas que apresentem sintomas da Covid-19. O programa visa a realização de testes laboratoriais gratuitos na residência dos pacientes com sintomas relacionados ao SARS-CoV2 (COVID-19), com base nas orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Segundo o governo, a testagem nas casas dos cidadãos auxilia no combate à disseminação da doença ao evitar que suspeitos de portarem o Sars-Cov-2 entrem em contato com um grande número de pessoas nas unidades de saúde e postos de testagem.

OMS recomenda aumento de testagem para países que pretendem relaxar quarentena

‘Sentinelas da Covid-19’ atuam nos domicílios de Maricá

O parágrafo único da Lei diz que “os cidadãos que desejarem fazer o teste domiciliar e via drive-thru precisarão passar por uma avaliação que vai determinar se eles devem ou não participar. Inicialmente, serão priorizadas as pessoas que fazem parte de grupos de risco devido à exposição ao contágio: profissão, condições de saúde, sintomas e idade, a ser determinado pela Secretaria de Estado de Saúde”.

O programa ficará em vigor durante o período de decretação de emergência causada pela pandemia do COVID-19.

Foto: reprodução (original)

Daniel Spirin Reynaldo Spirin/Ascom CES-RJ