Seminário 2

O Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro realizou mais um seminário, desta vez trazendo para o debate a saúde da população negra e doenças falciformes.

Estiveram presentes Luciana Lacerda, representante do Fórum Estadual de Mulheres Negras, coordenadora da Campanha dos 21 dias de Ativismo Contra o Racismo e integrante do Instituto Búzios, que vai falar sobre o acompanhamento e Controle Social, Márcia Teixeira, representante da Secretaria de Estado de Saúde (SES/DIVDANT), que vai abordar as doenças e agravos não transmissíveis na população negra, Celso Vegne Coordenador de Equidade e População Específicas da Superintendência de Atenção e Populações em Situações de Vulnerabilidade (SES/RJ), levantando a questão do racismo e Política Estadual para a População Negra e Joice Aragão, que atuou nas ações inseridas na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da População Negra do Ministério da Saúde.

O Seminário contou com apresentação cultural do rapper, poeta e produtor cultural W-Black e de Luana Pimentel, cantora e assistente social (SES/RJ) e foi transmitido ao vivo pelo canal CES-RJ TV no YouTube. 

 

Dia: 04 de novembro de 2020 de 10:00 às 13h

Objetivo: instrumentalizar os conselheiros estaduais e municipais

10:00 às 10:05h – Apresentação, coordenadora da Comissão de Educação Permanente, Sr.ª Zaira Costa

10:05h às 10:10h – Mesa de Abertura

Abertura Cultural

  • Zaira da Costa, coordenadora da comissão da Educação Permanente do Conselho Estadual de Saúde
  • Secretário de estado de saúde ou representante
  • Alexandre Vasilenkas Gil, presidente do CES-RJ

Mesa 1: Márcia Teixeira, representante da Secretaria de Estado de Saúde (SES/DIVDANT) – Doenças e agravos não transmissíveis na população negra

Mesa 2: Luciana Lacerda – Acompanhamento e Controle Social

Mesa 3: Celso Vegne – Racismo e Política Estadual para a População Negra

Mesa 4: Joice Aragão – Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da População Negra do Ministério da Saúde.

Debate

Encerramento: Após debate, diante das perguntas/propostas será elaboração de um documento para enviar a todas as pessoas que participaram. Haverá certificado. (12:55)

Daniel Spirin Reynaldo/Ascom CES-RJ