Oficina Prestação de contas Covid 19 e busca de dados para o controle social 4

O Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, através da sua Comissão de Orçamento e Finanças e Comissão de Educação Permanente, vai realizar neste mês de novembro oficina virtual voltada para os conselheiros e conselheiras estaduais e municipais de saúde a fim de capacitá-los para as análises das prestações de contas sobre a Covid-19 e busca de dados para o controle social.

Pensada pela Comissão de Orçamento e Finanças do CES-RJ e Comissão de Educação Permanente, que tentam colaborar com os conselhos municipais do estado do Rio de Janeiro para que estes tenham conhecimento das ferramentas disponíveis para apuração das receitas e despesas exclusivas da Covid-19 em seus municípios e assim analisar e construir seus pareceres de Prestação de Contas 2020.

Os conselhos municipais devem inscrever até 03 (três) conselheiros (dois usuários e um profissional, preferencialmente) responsáveis pelo acompanhamento das Prestações de Contas do seu respectivo município. Conselheiros e conselheiras estaduais estão automaticamente convidados (as).

A oficina será realizada em dois sábados, nos dias 14 e 21 de novembro de 2020, de 10h às 13:30, e o participante necessitará estar em um computador ou notebook com acesso a internet, pois realizaremos atividades práticas.

O período de inscrição será de 06 a 13 de novembro de 2020 pelo e-mail do CES-RJ
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com cópia obrigatória para o representante regional de sua Região.

Informamos ainda que a programação completa e o link para participação nesta oficina serão enviados por e-mail. Será usada a plataforma virtual Zoom.

Mais informações:

COMISSÃO DE ORÇAMENTO E FINANÇAS DO CES/RJ

PROJETO DA OFICINA PROPOSTA:
“PRESTAÇÃO DE CONTAS COVID-19 E BUSCA DE DADOS PARA O CONTROLE SOCIAL”

Dias: 14 e 21 de novembro/2020
Horário: 10h às 13h30
Público: Conselheiros estaduais e municipais de saúde

Objetivo: A presente oficina foi pensada pela Comissão de Orçamento e Finanças do CES/RJ que tenta colaborar com os conselhos municipais do estado do Rio de Janeiro para que estes tenham conhecimento das ferramentas disponíveis para apuração das receitas e despesas exclusivas Covid19 de seus municípios e assim analisar e construir seus pareceres de prestação de contas.

Metodologia: Os conselhos devem inscrever até 3 (três) conselheiros (dois usuários e um profissional, preferencialmente) responsáveis pelo acompanhamento das prestações de contas do seu respectivo município, podendo ser da Comissão de Orçamento ou comissão equivalente que emite pareceres sobre as contas do município. Será necessário um formulário de inscrição e os conselhos municipais devem responder até o dia 06 de novembro. Assim, já teremos ideia do número de participantes. O formulário de inscrição deve informar que o participante necessitará estar num computador ou notebook com acesso a internet, pois teremos atividades práticas.

PROGRAMAÇÃO:
14/11/2020
10h – Abertura e saudação – Secretário de estado de saúde, presidente do CES-RJ, coordenadora da Comissão de Educação Permanente e coordenadora da Comissão de Orçamento e Finanças
10h15 – Instrumentos de Planejamento com Drª Monica Almeida (Assessoria de Planejamento da SES/RJ)
10h45 – Interação
11h15 – Legislação Covid-19