Post Verde e Marrom de Dia do Trabalho para Facebook 11

O Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro – CES/RJ, através da iniciativa da sua Comissão de Educação Permanente, vai realizar no próximo dia 11 de março de 2021, a partir das 14h, o segundo seminário do ano, desta vez trazendo para o debate a situação da população marginalizada no estado.

A marginalização de parte dos habitantes fluminenses está relacionada com a exclusão social, política, cultural, econômica e com o distanciamento no acesso aos serviços básicos de saúde e assistência social que abrange os moradores de comunidades carentes, população em situação de rua e vulnerabilidade, desassistidos pelos serviços públicos e sujeitos à toda violência física e psicológica que se possa imaginar.

Tendo em mente tamanho desafio para a abordagem do tema, o CES-RJ vai trazer para este encontro um (a) representante da Superintendência de Atenção Básica da Secretaria de Estado de Saúde e Teodora Rufino (Coordenadora da Área Técnica de Saúde da População de Situação de Rua) da SES/RJ, que vão falar sobre o papel da Atenção Básica nos municípios em relação às populações de favela e o funcionamento do trabalho da SES/RJ com a população de rua, respectivamente.

O Drº GuilhermePinheiro, conselheiro estadual de saúde, dará uma palestra na mesa 2 abordando quais as doenças provenientes que atacam as comunidades mais carentes.

Já na mesa 3, a visão sociológica da população marginalizada do Rio de Janeiro será explanada por Celso de Moraes Vergne, coordenador de Equidade em Saúde e Populações Específicas – SAPV/SES/RJ. Nesta mesa também haverá a participação da Srª Iara Oliveira, do Grupo Alfazendo, da Cidade de Deus, além de representante do Levante Popular da Juventude.

Finalizando as mesas, o conselheiro estadual de saúde Eduardo Novais e Ivani Mendes dos Santos, da Frente Desencarceramento RJ, vão falar sobre avivência e experiência de moradores de comunidades.

A mesa de abertura terá a presença do do presidente do Conselho Estadual de Saúde e secretário de estado de saúde, Carlos Alberto Chaves ou um representante e da coordenadora da Comissão da Educação Permanente do Conselho Estadual de Saúde, Zaira da Costa.

Após debate, diante das perguntas/propostas será elaborado um documento para envio a todos os participantes. Haverá certificado. Ao final, irá ocorrer o Momento Cultural, com a recitação de poesia escrita por uma moradora em situação de rua.

O seminário vai ao ar a partir das 14h na página oficial do CES-RJ no Facebook e estará aberto à participação, em tempo real, de todos.

Confira a programação preliminar:

Seminário de População Marginalizada – 11/03/2021

Dia:  11 de março de 2021 de 14h às 17h

14:00 às 14:10 – Mesa de Abertura

•  Presidente do Conselho Estadual de Saúde e Secretário de Estado de Saúde, Carlos Alberto Chaves ou um representante.
  •  Coordenadora da Comissão da Educação Permanente do Conselho Estadual de Saúde, Zaira da Costa.
  • Apresentação da Comissão de Educação Permanente do CES-RJ.

Mesa 1:  Tema: Papel da Atenção Básica nos municípios em relação as populações de favela.   (SES – Taís Severino, da Atenção Básica ou um representante.) (14:10) e Teodora Rufino (Coordenadora da Área Técnica de Saúde da População de Situação de Rua). Tema: População de rua, como funciona o trabalho da SES com essa população.  (14:20)

Mesa 2 (PALESTRA):   Tema: Quais as doenças provenientes que atacam essa comunidade? Doenças que cometem essa população? (14:30), com Drº Guilherme Pinheiro

Mesa 3:  Tema: Visão Sociológica da População Marginalizada do RJ (Celso de Moraes Vergne, da Coordenação de Equidade em saúde e Populações Específicas – SAPV/SES/RJ) (14:40) e  Sr.ª Iara Oliveira, Grupo Alfazendo – Cidade de Deus (14:50) e Levante Popular da juventude. (15:00)

Mesa 4:  Tema:Vivência, experiência de moradores de comunidade (15:10) – Eduardo Novais e Ivani Mendes dos Santos (Frente Desencarceramento RJ) (15:20)

Debate: (15:30)

Encerramento: Após debate, diante das perguntas/propostas será elaboração de um documento para enviar a todas as pessoas que participaram. Haverá certificado. (16:05)

Momento Cultural: Poesia de uma moradora de rua.

Local:  Transmissão ao vivo no Facebook e pelo aplicativo Zoom Meetings