60520d8f59bf5b09ce1a4c80

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que os benefícios da vacina contra covid-19 desenvolvida pela biofarmacêutica britânica AstraZeneca e pela Universidade de Oxford superam seus riscos e recomenda que a vacinação com esse medicamento seja continuada.

Na semana passada, alguns países da União Europeia suspenderam temporariamente o uso da vacina contra o coronavírus da AstraZeneca como medida de precaução, devido a relatos de coágulos sanguíneos em pessoas que receberam o medicamento. Enquanto outros países da UE, que também consideraram os mesmos relatórios, decidiram continuar usando esta fórmula em seus programas de imunização, a OMS disse em um comunicado .

"A vacinação contra covid-19 não reduzirá doenças ou mortes por outras causas. Os efeitos tromboembólicos são conhecidos por ocorrerem com frequência. O tromboembolismo venoso é a terceira doença cardiovascular mais comum em todo o mundo", acrescenta.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, os possíveis efeitos adversos após a administração de um medicamento não estão necessariamente relacionados à vacina, embora enfatize que as causas devem ser investigadas.

Após a decisão de alguns países europeus de descontinuar o uso da vacina, a AstraZeneca disse que a segurança de seu medicamento foi amplamente estudada em ensaios clínicos em humanos e que os dados revisados ​​por especialistas independentes confirmaram que o medicamento é geralmente bem tolerado.

Via RT Espanhol

Foto: Virginia Mayo/AP