imagem sem descrição.

As atividades serão concentradas na Semana de 5 a 11 de abril, mas são estimuladas ações ao longo de todo o mês

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) está articulando uma série de atividades virtuais e simbólicas com a rede de conselhos, movimentos, entidades e frentes para o mês de abril, definido como o mês da Saúde. O tema que vai pautar as atividades: “Em defesa do SUS e da vida de todas as pessoas” foi aprovado nesta sexta-feira (26/03), durante a 67ª Reunião Extraordinária do colegiado. 

O CNS vai concentrar as atividades na Semana de 5 a 11 de abril, mas estimula os conselhos de saúde e a sociedade a promoverem atividades ao longo de todo o mês, conforme disponibilidade de agendas. “O importante é que todos e todas nós possamos nos unificar na defesa da Vida e do SUS neste mês de abril”, destacou a conselheira nacional de Saúde Vanja dos Santos, que falou representando o Fórum de Usuárias e Usuários do SUS (ForSus).

SemanadaSaude2021

O objetivo do mês de visibilidade à Saúde Pública é defender o Sistema Único de Saúde (SUS) como política pública inclusiva e de qualidade, fruto da conquista do povo brasileiro e seu papel fundamental para o combate à pandemia da Covid-19. Também, a garantia da vacinação para todas e todos. 

“Nós sugerimos que seja o mês da Saúde. Temos pautas muito urgentes e precisamos apontar as nossas defesas de forma contundente e reafirmá-las neste mês”, destacou a conselheira nacional de Saúde, Priscilla Viegas, que falou representando o Fórum das Entidades Nacionais dos Trabalhadores da Área de Saúde (Fentas). 

Estão previstas entre as atividades, a publicação de vídeos e depoimentos, produção de documento informativo para mobilização da população, atividades ao vivo no Instagram, publicação de artigos, lives, tuitaços, campanha com divulgação de cards, ações de comunicação em rádios comunitárias, plenárias estaduais, municipais e locais de saúde, entre outras atividades. 

Estamos há mais de um ano enfrentando a pandemia e o SUS que salva vidas continua sendo atacado. Nossa mobilização vai ser intensificada ainda mais no dia 7, na semana e em todo mês de abril", afirmou o presidente do CNS, Fernando Pigatto, que coordenou o item da pauta na reunião extraordinária.

Como participar?

Promova e participe das atividades online da Semana da Saúde 2021 e ajude a fortalecer a rede em defesa do SUS e da vida e a vacinação para toda a população. Encaminhe para o Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. fotos das atividades online, com nome da cidade, estado e data de realização. Utilize as hashtags: #SemanaSaúde2021 #EuDefendoSUS #VacinaParaTodaseTodos #SUScombateCoronavírus em tudo que você postar.

Dia Mundial da Saúde

O Dia Mundial da Saúde é comemorado em 7 de abril. A data coincide com a criação da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1948. O conceito de Saúde definido pela OMS é amplo e não se restringe apenas a ausência de enfermidades, sendo: “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afeções e enfermidades”.

Assista na íntegra a  67ª Reunião Extraordinária do CNS

Foto: Mídia Ninja

Ascom CNS

CES-RJ prepara série de atividades

Para celebrar a Semana da Saúde, o Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro também preparou uma série de atividades online. Será realizado um seminário sobre a saúde das populações do campo, das florestas e água, live sobre a saúde da população negra em tempos de Covid-19, live sobre as comorbidades e a pandemia, live sobre o Dia Mundial da Saúde e pesquisa sobre dados da Covid-19 voltada para conselheiros. Confira a programação:

 Conselho Estadual de Saúde RJ 1