print12

O Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro aprovou durante Reunião Extraordinária, realizada nesta última terça-feira (20) dois documentos orientadores para os conselhos municipais de saúde. O objetivo destas recomendações é subsidiar os colegiados com informações acerca do funcionamento e manutenção das atividades durante a pandemia do novo coronavírus, tais como procedimentos adequados aos tempos de pandemia, com o uso preferencial de meios virtuais, continuidade das deliberações e obediência às práticas comuns de respeito ao quórum, produção de atas, dentre outros, respeito rigoroso à paridade do CMS, e mais.

Paralela às recomendações de atividades de rotina dos conselhos, o CES-RJ também elaborou uma recomendação sobre a realização de conferências e plenárias virtuais com a participação da sociedade ainda no 1º semestre de 2021, podendo-se cogitar a possibilidade da realização de conferências presenciais no 2º semestre de 2021 ou no 1º semestre de 2022, caso as condições sanitárias nacionais e locais permitam.

As recomendações sobre a realização de plenárias e conferências tiveram como base documento do Conselho Nacional de Saúde divulgados em âmbito nacional no mês de fevereiro deste ano.