seminário estadual de saúde do trabalhador e da trabalhadora 1

As mudanças no mundo do trabalho, a precarização dos serviços, o aumento da informalidade e desrespeito às regras de saúde e direitos dos trabalhadores e trabalhadoras são alguns temas de grande interesse que o Controle Social deve debater e propor soluções. No Brasil, registra-se também um exponencial aumento da participação das mulheres no mercado de trabalho que, na maioria das vezes, desempenham jornadas duplas ou triplas, pondo em risco a própria saúde delas.

Neste sentido e buscando levar conhecimento do assunto aos conselheiros de saúde, tanto dos municípios quanto do estado, o Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro – CES-RJ realiza, através da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora e da Comissão de Educação Permanente, o Seminário Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora no próximo dia 29 de julho de 2021, a partir das 14h, na modalidade online e ao vivo pela página oficial do CES-RJ no Facebook.

O encontro será dirigido também a usuários e trabalhadores do SUS, integrantes das Cistt municipais e estaduais, trabalhadores do campo do Direito do Trabalho, dirigentes sindicais e acadêmicos e ao público em geral.

O seminário terá a presença de Drª Cristina Strausz, enfermeira, doutora em Saúde Pública, Centro de Estudos de Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana/ENSP – FIOCRUZ, Drª Eralda Ferreira da Silva, membro da Coordenação de Vigilância e Promoção da Saúde da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro – SES,Drª Rosangela Gaze, médica sanitarista e Professora da UFRJ, além da coordenadora da CISTT estadual, Sr.ª Luiza Dantas, conselheira do CES-RJ.

Os participantes que estiverem acompanhando o seminário no Facebook poderão interagir com os as palestrantes enviando perguntas através dos comentários.

Confira a programação preliminar:

Dia: 29 de julho de 2021 de 14h às 17h

14:00 – Mesa de Abertura:  Presidente do Conselho Estadual de Saúde e Secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chippe ou um representante.

• Coordenadora da Comissão da Educação Permanente do Conselho Estadual de Saúde, Zaira da Costa.
  • Apresentação da Comissão de Educação Permanente do CES-RJ.

Mesa 1 – Drª Cristina Strausz, enfermeira, doutora em Saúde Pública, Centro de Estudos de Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana/ENSP – FIOCRUZ. Tema: RENAST

Mesa 2 – Drª Eralda Ferreira da Silva, membro da Coordenação de Vigilância e Promoção da Saúde da SES/RJ. Tema:  Política de Saúde do Trabalhador no Estado.

Mesa 3 – Drª Rosangela Gaze, médica sanitarista, e professora da UFRJ. Tema: Controle Social e Política da Saúde do Trabalhador.

Mesa 4 – Sr.ª Luiza Dantas, conselheira estadual de saúde e coordenadora da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Tema: CISTT e as necessidades de os conselhos municipais formalizarem comissões.

Debate

Encerramento: Após debate, diante das perguntas/propostas será elaboração de um documento para enviar a todas as pessoas que participaram. Haverá certificado.

Momento Cultural

Local:  Transmissão ao vivo pelo Facebook