12 de agosto 5

As dificuldades encontradas pelos usuários do Sistema Único de Saúde para o acesso aos medicamentos e as crônicas faltas destes produtos nas prateleiras do estado serão tema de seminário estadual promovido pelo Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro e organizado pela Comissão de Educação Permanente do CES-RJ, que vai ocorrer no próximo dia 12 de agosto de 2021, a partir das 14h, com transmissão ao vivo pela página oficial do conselho no Facebook.

O seminário contará com as presenças de Ronald Ferreira dos Santos, ex-presidente do Conselho Nacional de Saúde e presidente da Federação Nacional dos Farmacêuticos, que vai falar um pouco sobre o contexto atual da assistência farmacêutica no Brasil, Samira Santos El Adji, superintendente de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos (Safie) da Secretaria de Estado de Saúde e Manoel Roberto da Cruz Santos, membro do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde – RJ. O encontro terá ainda a presença de Cristiano Machado Silveira e Everaldo Teodoro do Nascimento, conselheiros estaduais de saúde e Nádia Terezinha Braz, paciente usuária do SUS. O debate terá a apresentação de Antônio Morais, membro do Conselho Regional de Farmácia e a mediação de Leonardo Légora, farmacêutico, vice-presidente do Sinfaerj. Morais e Légora também são conselheiros estaduais de saúde.

• nadia
  • cristianors
  • ronald_santos
  • download-3
  • sam
  • morais
  • everaldo
  • legora
  • Foto: Mauricio Bazilio/SES
  • (Fotos: Nádia Terezinha, Cristiano Silveira, Manoel Santos, Ronald Ferreira, Antônio Morais, Samira El-Adji, Everaldo Theodoro, Leonardo Légora, Zaira da Costa e Alexandre Chieppe)

Confira a programação:

Seminário Estadual sobre a atual situação da Assistência Farmacêutica no RJ

Dia: 12 de agosto de 2021, das 14h às 17h

14:00 – Mesa de Abertura:

• Presidente do Conselho Estadual de Saúde e Secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe ou um representante.
    • Coordenadora da Comissão da Educação Permanente do Conselho Estadual de Saúde, Zaira da Costa.
    • Apresentação da Comissão de Educação Permanente do CES-RJ.

Mesa 1 – Análise do contexto atual da Assistência Farmacêutica no Brasil. Representante Ronald Ferreira dos Santos, presidente da Federação Nacional dos Farmacêuticos.

Mesa 2 – Cenário atual da Assistência Farmacêutica no âmbito do estado do Rio de Janeiro. Farmacêutica Samira Santos El Adji, superintendente de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos (Safie) e conselheiro Manoel Roberto da Cruz Santos, representante do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro/Cosems-RJ.

Mesa 3 – Dificuldades encontradas pelos usuários no Estado do Rio de Janeiro. Conselheiro estadual de saúde Cristiano Machado Silveira, conselheiro estadual de saúde Everaldo Teodoro do Nascimento e a Sr.ª Nádia Teresinha Braz, usuária do SUS.

Debate: Conselheiro e farmacêutico Antônio Morais

Moderador: Conselheiro Leonardo Légora

Encerramento: Após debate, diante das perguntas/propostas será elaborado um documento para enviar a todos os participantes. Haverá certificado àqueles que solicitarem, através do e-mail do Conselho Estadual de Saúde (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.):

Momento Cultural:

Local: Transmissão ao vivo pelo Facebook e aplicativo Zoom meetings