ch1

Encontro ocorreu para tratar da infraestrutura e funcionamento do Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro

Na manhã desta terça-feira (17/08/21), ocorreu a reunião da Comissão Executiva do Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro com o secretário de estado de saúde, Alexandre Chieppe, na sede da SES/RJ, no Centro do Rio. O encontro foi realizado de maneira híbrida (presencial e virtual), contemplando também àqueles conselheiros que não puderam comparecer pessoalmente.

Demandas acumuladas do colegiado do CES e da sua Secretaria Executiva foram levadas ao secretário e trataram, principalmente, do funcionamento e infraestrutura do órgão, com solicitações de servidores para completar o quadro de funcionários, formação e capacitação destes servidores, contratação de assessoria contábil e jurídica exclusivas para o Conselho. Também foi solicitado por parte dos membros da Comissão a retomada e aceleração do processo dos tíquetes-alimentação para os conselheiros e cobrou-se uma solução para a ausência de contrato de vale-transporte, o que obriga aos conselheiros que têm residência em municípios distantes da capital arcar com os próprios custos de deslocamento; ou lançarem mão de solicitações de diárias à secretaria. Neste sentido, outra demanda debatida tratou do ressarcimento de valores gastos por conselheiros e ex-conselheiros contidos em antigos processos paralisados. Problemas de internet e conexão, bem como equipamentos adequados ao pleno funcionamento das reuniões virtuais também foram encaminhados ao secretário Alexandre Chieppe.

20210817_093140
Reunião híbrida com o secretário (Foto: Daniel Spirin)

Após ouvir atentamente as reivindicações e propostas dos membros do CES-RJ, Alexandre Chieppe encaminhou cada solicitação aos departamentos pertinentes e afirmou que as demandas serão atendidas na medida do possível e de acordo com as normas legais vigentes, sempre buscando facilitar e melhorar o funcionamento do CES-RJ.

Participaram do encontro os conselheiros (as) estaduais Ana Lúcia Corrêa de Souza, Zaira da Costa, Edison Munhoz, Eduardo Novais, Márcia Regina Mesquita, Rosemary Rocha, Mara Dalila (presencialmente), Alcione Cipriano, Eliane Santos, Magno Rocha Frizia Nunes e Denise Sanchez (remotamente), além do corpo técnico da SES/RJ e Alexandre Chieppe, secretário de saúde, que também ocupa, neste rodízio, o cargo de presidente do Conselho. Flávio Campos, secretário executivo, que levou ao secretário as pautas das rotinas técnicas e administrativas, fechou a comitiva.

20210817_111233
A reunião da Comissão Executiva prosseguiu após o encontro com o secretário (Foto: Daniel Spirin)

Logo após o término da reunião com o secretário, os participantes da optaram por prosseguir com os trabalhos de rotina da Comissão Executiva, aproveitando o link virtual aberto.  

DSCF5200
Rosemary Rocha (suplente da presidência do CES-RJ), conselheiro Eduardo Novais e Alexandre Chieppe (secretário de estado de saúde)
  • 20210817_093140-1
  • 20210817_093912
  • DSCF5189
  • DSCF5198
  • DSCF5202
  • DSCF5203
  • DSCF5199
  • DSCF5204
  • Daniel Spirin Reynaldo/Ascom CES-RJ