WhatsApp Image 2021 09 16 at 12.34.46 PM

Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro lançou, ao vivo na sua página oficial no Facebook, ontem (14/09/21) o Canal de Denúncias do CES-RJ sobre as Condições de Saúde no Sistema Prisional do RJ através do Whatsapp.

Pensado pela Comissão Temática de Saúde dos Privados de Liberdade, a elaboração do canal foi fruto de vistorias nos presídios em função da violação dos direitos humanos com relação aos trabalhadores de saúde na SEAP e em relação à saúde dos internos. A comissão enxergou a necessidade de se criar um serviço onde o familiar possa manter contato com o CES-RJ especificamente para a questão da saúde, preservando o sigilo do denunciante.

Diante da proposta, o plenário do Conselho Estadual de Saúde, reunido no dia 27 de julho de 2021 aprovou, por dezesseis votos a favor, nenhum voto contrário e duas abstenções, a criação deste canal – que será gerenciado pela secretaria executiva do CES e as denúncias encaminhadas à comissão temática. Vale lembrar que, após a divulgação do número para contato, as mensagens somente deverão ser enviadas através de áudio ou texto. O telefone não receberá chamadas.

Os interessados em enviar relatos e denúncias ao Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro sobre as condições de saúde dos privados de liberdade no sistema prisional do estado poderão fazê-lo mandando mensagem de texto ou áudio pelo número (21) 98176-5312. Será garantido o completo sigilo do usuário do canal. As denúncias e as reclamações serão encaminhadas diretamente para a Comissão Temática de Saúde dos Privados de Liberdade.

Daniel Spirin Reynaldo/Ascom CES-RJ