02 e 03 de julho UERJ

A Comissão Organizadora da V Conferência Estadual de Saúde Mental do Rio de Janeiro disponibilizou as datas do evento que ocorre a cada quatro anos. A V CESM será realizada nos dias 02 e 03 de julho, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ e contará com a presença de mais de 400 delegados eleitos através das etapas preparatórias das Conferências Regionais de Saúde Mental.

Até o momento, três das nove Regiões de Saúde (Serrana, Metropolitana II e Baixada Litorânea) completaram suas conferências e enviaram suas teses para a Comissão Organizadora. Estas regiões têm até o dia 20 de junho para enviarem suas propostas e teses aprovadas. As Etapas Regionais têm por objetivo analisar as prioridades constantes no Documento Orientador e elaborar propostas para o fortalecimento dos programas e ações de saúde mental.

A V Conferência Estadual de Saúde Mental (V CESM), convocada pela Resolução CNS nº 652, de 14 de dezembro de 2020, tem como objetivo propor diretrizes para a Formulação da Política Estadual de Saúde Mental e o fortalecimento dos programas e ações de Saúde Mental para todo o território Nacional.

Conforme o documento nacional que orienta as fases municipais/regionais e estaduais das conferências de saúde Mental, o tema a ser debatido e analisado é A Política de Saúde Mental como Direito: Pela Defesa do Cuidado em Liberdade, Rumo a Avanços e Garantia dos Serviços da Atenção Psicossocial no SUS. No Rio de Janeiro, a área técnica da Secretaria de Estado de Saúde elaborou um documento de apoio para as conferências de saúde mental do estado, cujo tema é A Política de Saúde Mental como Direito: O Estado do Rio de Janeiro na Luta Contra o Estigma e pelo Cuidado em Liberdade.

Leia também o Regimento da V CESM aprovado.

Acompanhe pelas redessitesite dedicado e blog do Conselho Estadual de Saúde as atualizações sobre a conferência.

wer
UERJ.