spn9

Reunião Extraordinária ocorreu no auditório da Secretaria de Estado de Saúde e reuniu um público grande

O Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro se reuniu no último dia 17 de novembro em Reunião Extraordinária híbrida no auditório da SES/RJ no Centro do Rio de Janeiro para debater a saúde da população negra no estado. O evento conseguiu reunir enorme público presente, entre conselheiros estaduais e municipais de saúde, representantes de entidades ligadas aos movimentos sociais e direitos humanos voltados para a população negra, sindicatos, conselhos, além da área técnica da secretaria.

spn10
Ao fundo, conselheira estadual Ilma Santos. (Foto: Armando Paiva/SES-RJ)

O CES/RJ optou por realizar pautas únicas para discutir temáticas específicas da saúde em reuniões do seu colegiado extraordinárias e, neste mês, quando se comemora o Dia da Consciência Negra, a saúde da população negra foi escolhida como forma de aprofundamento do assunto.

whatsapp-image-2022-11-18-at-14.49.00
No primeiro plano, o presidente do CEDINE, Luiz Eduardo Alves de Oliveira. (Foto: Daniel Spirin)

O foco principal abordado pelos palestrantes girou em torno do acesso dos negros aos serviços de saúde pública no estado, as dificuldades enfrentadas por esta população por conta ainda do preconceito existente, a necessidade de maior representatividade negra nos espaços de decisões e de políticas públicas, doenças relacionadas à população negra e que muitas vezes são negligenciadas pelas autoridades sanitárias e governos, como ocorre com a Doença Falciforme, principalmente, além das conquistas da população negra ao longo dos anos no que tange à sua inserção como cidadãos com direitos iguais perante o conjunto da sociedade. O rico debate – que pode ser assistido aqui, na íntegra – deixou no ar uma sensação de luta e desafios renovados.

spn1
Plenário do Conselho Estadual de Saúde. (Foto: Armando Paiva/SES-RJ)

Estiveram presentes a suplente da presidência do Conselho Estadual de Saúde, Rosemary Mendes Rocha, representando o secretário de estado de saúde, Alexandre Chieppe, o presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Negro (CEDINE), Luiz Eduardo Alves de Oliveira, a superintendente de Atenção Psicossocial e Populações Vulneráveis – SUBVAPS/SES-RJ, Karen Athié,  a subsecretária de Promoção, Defesa e Direitos do Negro da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos RJ, Deusimar Lissa Gayaku, a  presidente do Ysun-Okê e conselheira estadual de saúde, Ilma Santos, bem como os palestrantes Izaíde Ribeiro dos Santos, Anicet Okinga , Preta Luciente Lacerda e Celso Vergne.

spn4
(Foto: Armando Paiva/SES-RJ)