Oficinatitulo

 

A Assessoria Técnica de Gestão Participativa da SES-RJ e a Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular em Saúde, núcleo Rio de Janeiro (ANEPS-RJ) realizaram, dia 03 de janeiro, uma Oficina de Educação Popular em Saúde, na Avenida Graça Aranha, 182, Centro do Rio de Janeiro.

Uma manhã lúdica, de muito aprendizado e troca de experiências, que sensibilizou as diferentes áreas técnicas da SES-RJ que, juntas, discutiram a educação popular e a Politica Nacional de Educação Popular em Saúde no Estado.

 

Uma grande roda acolheu os participantes que ouviram a experiência do Projeto Educar Mais Saúde com o Educador em Saúde de Nilópolis, Rildo da Silva Dória, que abordou o tema: História e estórias da Educação Popular; a experiência da ANEPS-RJ no combate a dengue na Maré, compartilhada por Vera Bornstein; e a realização do curso de Educação Popular em Saúde, relatada pela articuladora institucional do EDPOPSUS núcleo RJ, Irene Leonore.

Oficina

 

O Conselho Estadual de Saúde (CES-RJ) foi representado pela assistente social Francinete da Conceição do Carmo, conselheira do segmento dos profissionais de saúde: “É um avanço a discussão em torno de um conceito ampliado de saúde. O conselheiro é um ator importante nesse processo do controle social; é um agente promotor de saúde”.

“A idéia desse encontro é dialogar e pensar a educação popular tendo como alvo a constituição do Comitê Estadual de Educação Popular em Saúde. O próximo passo serão encontros com as áreas técnicas e o chamado para a constituição desse comitê”, finalizou Celso Vergne, assessor de Gestão Estratégica e Participativa da SES-RJ.