b_320_240_16777215_00_images_11188458_254009561436287_2092883053811531792_n.jpg

A VII Conferência Estadual de Saúde já tem tema e local definidos. As discussões sobre o tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro” – o mesmo da Conferência Nacional de Saúde - serão realizadas no Ginásio Gilberto Cardoso (Maracanãzinho), Rua Professor Eurico Rabelo, s/nº.

Assim como o tema, os eixos temáticos seguem os propostos para a 15ª Conferência Nacional de Saúde: Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; Participação Social; Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde; Financiamento do SUS e Relação Público-Privado; Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde; Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS; Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS e Reformas Democráticas e Populares do Estado.

As Conferência serão realizadas em três etapas: Conferências Municipais, de 9 de abril a 15 de julho; Conferências Estaduais, de 16 de julho a 30 de setembro; e Conferência Nacional, de 01 a 04 de dezembro de 2015.

O objetivo da 7ª Conferência Estadual de Saúde do Rio de Janeiro é avaliar a situação da saúde, de acordo com os princípios e as diretrizes do SUS (Sistema Único de Saúde) previstos na Constituição Federal e na Lei Orgânica da Saúde, garantindo assim o acolhimento e a qualidade da atenção integral.

Tem também como meta definir diretrizes para a plena garantia da saúde como direito fundamental do ser humano e como política de Estado, condicionante do desenvolvimento humano, econômico e social pautado na seguridade social, no marco do conceito ampliado e associado aos direitos humanos.

E por fim, definir diretrizes que possibilitem o fortalecimento da participação da comunidade e dos diversos atores da sociedade na perspectiva da plena garantia e o fortalecimento do controle social na implementação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Muito trabalho. E ele está apenas começando.