O Conselho de Direitos da População de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestir e Transexuais do Rio de Janeiro, CELGBT/RJ, participou do Pleno do CES/RJ, dia 02 de junho.

LGBT

O atual presidente do Conselho, Júlio Moreira, propôs um diálogo entre o CELGBT/RK e o CES/RJ. A idéia é que juntos, os conselhos atuem de forma objetiva em prol do controle social da população LGBT. “Viemos convidar o Conselho Estadual de Saúde do Rio para compor o Comitê de Saúde Integral da População LGBT do Estado do Rio de Janeiro”, disse Júlio, que apontou as principais demandas da comunidade LGBT: “A consolidação do processo transexualizador no SUS, a questão da saúde das lésbicas e mulheres bissexuais, a epidemia de HIV/AIDS no Estado, a saúde mental e a população carcerária LGBT”.

O CELGBT foi criado com a finalidade de acompanhar, monitorar e fiscalizar políticas públicas voltadas à garantia de cidadania da população LGBT do Estado do Rio de Janeiro. O Conselho realiza ações em parceria com as áreas de saúde, educação, egurança pública e administração penitenciária, além de parcerias com outros Conselhos Estaduais.