O Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro reuniu Conselheiros Estaduais e Municipais, representantes de entidades e instituições e a sociedade civil, dia 11 de janeiro, para discutir a crise na saúde do Estado do Rio de Janeiro.

IMG 20160111 135646561 HDR

IMG 20160111 140044174 HDR

A mesa de abertura foi composta pela Presidente do CES/RJ, Nanci Rodrigues Santos, o Secretário de Saúde do Estado do RJ, Luiz Antônio de Souza Teixeira Jr., o Sub Secretário de Unidades de Saúde da SES/RJ, Sérgio Gama, a Secretária Executiva do CES/RJ, Carina Pacheco, o Conselheiro Estadual Dr. Jorge Darze e a professora da Faculdade de Serviço Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Maria Inês Bravo,

IMG 20160111 135656197

IMG 20160111 135636845

Após os discursos dos representantes da mesa do Pleno Extraordinário, alguns conselheiros registraram alguns encaminhamentos que serão discutidos nos próximos Plenos, entre eles:

- Criar um plano emergencial para a Saúde do Rio de Janeiro, discutido e elaborado pelo CES/RJ. Este plano será apresentado para uma plenária maior.

- Fortalecer e reconhecer o Servidor Público com um Plano de Carreira.

- Organizar o processo de municipalização dos hospitais Rocha Faria e Albert Schweitzer dentro de uma perspectiva onde o CES/RJ possa acompanhar este processo de transição, em todas as suas etapas.

- Que nenhuma unidade estadual gerenciada pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro seja modificada em seu modelo de gestão sem uma ampla discussão do CES/RJ.

IMG 20160111 135603213

“Atingimos nosso objetivo. Essa foi a primeira assembleia popular em defesa do SUS e da saúde no Estado do Rio de Janeiro. Todas as assembleias do CES/RJ deveriam ser assim. Aproveito para convidar a sociedade civil para participar dos Plenos que acontecem no Conselho Estadual de Saúde do Rio. Ele é aberto a todos”, concluiu a Presidente do Conselho Estadual de Saúde do Rio, Nanci Rodrigues.