O I Encontro de Educação Permanente para o Controle Social abriu as atividades do Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro com os Conselhos Municipais.

geral

Organizado pelo GT de Educação Permanente para o Controle Social do CES/RJ, o evento contou com a presença da Presidente do Conselho, Nanci Santos Rodrigues.

nanci

A mesa de abertura foi composta pelos Conselheiros Estaduais Etila Elane Ramos, Miguel Jorge de Oliveira e Elias José da Silva.

mesa

A coordenadora da Comissão de Educação Permanente para o Controle Social do Conselho Nacional de Saúde, Eurídice Almeida, falou sobre as Diretrizes Nacionais de Educação Permanente para o Controle Social.

euridice

O médico sanitarista, Dr. Cláudio Alencar Barros, explicou a diferença entre Educação Permanente e Continuada.

medico

Cerca de oitenta Conselheiros Municipais se reuniram na Rua México, Centro do Rio, sede do CES/RJ, e participaram ativamente com dúvidas, sugestões e opiniões sobre educação permanente, controle social e saúde em sua cidade e no estado do Rio.

geral 1geral 2

geral 3geral 4

geral 5geral 6

Após as palestras, os conselheiros dividiram-se em quatro grupos. Entre as propostas apresentadas descataram -se:

- Capacitação dos Conselheiros.
- Capacitação das lideranças locais para que também sejam multiplicadores.
- Trabalho junto as escolas com educadores e educandos, a partir do 6° ano.
- Campanha de educação com boletins informativos.
- Divulgação dos direitos e deveres do SUS à população.
- Que os Conselhos Municipais cumpram a resolução do Conselho Nacional, que recomenda a implantação de uma Comissão de Educação Permanente.
- Que os conselheiros sejam realmente multiplicadores do conhecimento.
- E a melhora da infraestrutura, para que os conselheiros possam desenvolver suas atividades.

25 26