Capturaretilabrasilia

1ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE COMUNICAÇÃO EM SAÚDE

Antes da abertura oficial da CNLCS no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília, o Conselho Nacional de Saúde realizou uma grande recepção para os presidentes dos CES de todo o país. O Rio foi representado pela presidenta Étila Elane que, em sua intervenção na reunião, falou sobre os preparativos regionais das conferências municipais de saúde das mulheres, os preparativos ainda iniciais sobre a Conferência de Vigilância Sanitária; disse ainda das dificuldades financeiras pelas quais passa o Estado do Rio, a crise financeira grave que faz com que o CES/RJ resista bravamente contra as políticas de desmonte do SUS e a deliberação dos conselheiros fluminenses em exigir o fim dos contratos das OSS. A presidenta completou sua fala dizendo sobre as ações do Governo Estadual “que mais parecem um trator tentando arrasar a resistência dos gestores, usuários e técnicos comprometidos com o trabalho sério”. A presidenta completou fazendo uma conocação à participação na greve geral do dia 28 de abril.

No geral, os presidentes dos Conselhos presentes neste momento prévio da Conferência, fizeram uma enfática defesa do SUS, das políticas públicas de saúde, da universalidade do acesso e da qualidade do Sistema. Por fim, de forma unânime praticamente, os 27 estados repudiaram os desmontes da Saúde Pública praticados pelo governo de Michel Temer.