Logos 06

No próximo dia 10 de junho, a 2ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres, que será realizada na Capela Ecumênica da UERJ (Maracanã/RJ), irá tratar de 4 temas centrais (Eixos) concernentes à conjuntura e à saúde das mulheres.

Trecho do Caderno Orientador:

"[...] Na atual conjuntura, outro ciclo se instala a partir de 2015 e, desta vez, a tomada de poder ocorreu via golpe jurídico-midiático-parlamentar, de abril a agosto de 2016, cujas forças, constituídas com poder ideológico, econômico e político, usaram armas da própria democracia para conter o processo de democratização da sociedade brasileira e, mais, afrontaram a Constituição e o Estado Social, rompendo com o princípio universal da Democracia Representativa - o voto, que é a expressão sa soberania do povo. (BOB-BIO, 1988)"

"Foi no marco da 8ª CNS, que aconteceu a "Conferência Nacional de Saúde e Direitos da Mulher", em outubro, com a participação de 900 pessoas dec todos os estados e territórios da Federação, sendo 549 delegadas (os). Acontecia em clima de redemocratização do país e grandes mobilizações sociais na luta por direitos e cidadania(BRASIL,1987). 

 

As Conferências Estaduais acontecem agora em cenário distinto, onde a ruptura institucional e as ameaças ao Estado Democrático, aos Direitos Sociais e Trabalhistas e de Proteção Social são uma realidade a ser enfrentada.

 

Daniel Spirin Reynaldo/Ascom CES-RJ