MostrarImagem

No Rio com Saúde (http://www.riocomsaude.rj.gov.br/site/Conteudo/Destaque.aspx?C=5822)

"Qualificar e promover o debate sobre as vigilâncias em saúde nos municípios, integrando todos os envolvidos na organização da I Conferência da Vigilância em Saúde do Estado do Rio de Janeiro. Com este objetivo, foi realizada, no dia 17 de julho, na sede da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) a I Oficina da 1ª Conferência de Vigilância em Saúde. Participaram representantes de municípios de todo o estado.

"O objetivo foi trazer representantes dos Conselhos Municipais de Saúde e dos Núcleos Descentralizados de Vigilância, para nortear o processo de organização das conferências regionais de vigilância em saúde. Alguns municípios realizarão suas conferências, mas os delegados só podem ser escolhidos na conferência regional. Então, a ideia foi trazer as regiões para apresentarmos o que é a vigilância e como está sua organização nos municípios”, explica Mario Sergio Ribeiro, superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da SES.

O superintendente destaca que outro objetivo da oficina foi mostrar como será a conferência estadual, que será realizada nos dias 6 e 7 de outubro. “Uma parte importante é destacar o papel do conselho neste processo. Quem organiza a conferência é o conselho, sempre é o conselho. Nós estamos dando apoio, mas o conselho tem esta atribuição de mobilizar o controle social”, observa."