"Pela segunda vez ao longo de sua história, a Fundação Oswaldo Cruz recebe o Conselho Nacional de Saúde (CNS) para uma série de atividades que têm por objetivo formalizar o desenvolvimento de projetos de cooperação e discutir temas relevantes e urgentes à saúde como a atenção básica, os direitos dos usuários de saúde, o desenvolvimento sustentável, dentre outros. Nesta quarta-feira, 9 de agosto, acontece a 61ª Reunião Extraordinária do CNS, com a participação das pesquisadoras Lígia Giovanella e Luciana Dias de Lima, da ENSP, e Márcia Morosini, da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, e o Ato contra a nova Política Nacional de Atenção Básica, em defesa do SUS e da Atenção Primária à Saúde. Nos dias 10 e 11, será realizada a 296ª Reunião Ordinária do CNS, atividade em que serão apreciadas as demandas das Comissões Intersetoriais e os encaminhamentos sobre a 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres e 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde. No último dia, a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, apresentará a Carta de Intenções da Fiocruz com o CNS formalizando o início de uma agenda de colaboração com ações futuras a serem definidas para uma assessoria técnico-científica.

Na quarta-feira, 9 de agosto, além do debate sobre atenção básica e Ato contra a nova PNAB, haverá também o lançamento da carta dos direitos dos usuários da saúde (Portaria nº 1820/2009) e um debate sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Para o dia 10 de agosto, quinta-feira, estão previstas deliberações sobre as demandas das Comissões Intersetoriais e a apreciação de encaminhamentos sobre a 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres e 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde.

Já na sexta-feira, 11 de agosto, a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, fará uma apresentação da instituição aos conselheiros nacionais de saúde que visitarão instalações do Campus Manguinhos, a fim de conhecer melhor os trabalhos realizados pela Fundação. Após a visita ocorrerá a assinatura de uma Carta de Intenções da Fiocruz com o Conselho, para formalizar o início de uma agenda de colaboração com ações futuras a serem definidas para uma assessoria técnico-científica.

"É fundamental a participação de toda a comunidade Fiocruz e de todos que atuam em defesa do SUS, durante esses três dias de reunião do Conselho Nacional de Saúde. É preciso se mobilizar para participar desta agenda estando junto dos conselheiros, assistindo, conversando, mostrando quem são, o que fazem, inclusive durante a visita dos conselheiros ao Campus e no retorno da visita, quando escutaremos o que os conselheiros nos trarão de dúvidas e comentários", alertou Isabela Santos, diretora do Centro Brasileiro de Estudos em Saúde (Cebes) e pesquisadora do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde da ENSP." (informe ensp)

 

=================================================================================================

 

O Conselho Estadual de Saúde esteve presente fazendo a cobertura do evento ao vivo na página do CES RJ e com entrevistas:

 

O Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro esteve presente ontem na abertura do Seminário sobre Atenção Básica organizado pelo Conselho Nacional de Saúde, na FioCruz, RJ. Reunindo profissionais da área, conselheiros de diversos estados e gestores do SUS, este seminário (que vai até sábado) tem como objetivo defender a Atenção Básica no país, impedir a revisão da Política Nacional de Atenção Básica proposta pela Junta Governativa (que quer revogar e diminuir direitos). No vídeo, comenta a abertura e temas do evento o senhor Fernando Pigatto, secretário da Conam. (vídeo https://youtu.be/fxzpF9aRsXk )

 

Durante os debates do Seminário de Atenção Básica realizado na Fiocruz (de 9 a 11 de agosto), a conselheira Mara Christina (CES RJ) teve a palavra no auditório da ENSP. Mara defendeu as políticas públicas do SUS de forma veemente, lembrou do caos sócio-econômico por que passa o Rio; com reflexos diretos na vida dos servidores estaduais (há três meses com os salários atrasados) e denunciou a demora da Secretaria Estadual de Saúde em conceder passagens para que as delegadas (os) estaduais, eleitas (os) na II Conferência Estadual de Saúde das Mulheres, possam tomar parte na importante II Conferência Nacional de Saúde das Mulheres, em Brasília. Ao levantar o côro em defesa do SUS e de seus profissionais, Mara Christina empolgou os presentes no lotado auditório. (vídeo https://youtu.be/MtZxBr1uzPQ)

 

O presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Ronald Santos, falou à reportagem do CES RJ, dando sua avaliação do primeiro dia do Seminário de Atenção Básica, realizado na Fiocruz, RJ. (vídeo https://youtu.be/qz0dxR7cTAo)

 

Presidenta do Conselho Estadual de Saúde do Rio (CES RJ) comenta a reunião descentralizada do Conselho Nacional de Saúde onde ocorreu o Seminário de Atenção Básica, na Fiocruz, RJ. (vídeo https://youtu.be/yeKBu5wryw0)

 

 CNS novalogo