No Conexão Saúde

Estado acolhe novos profissionais do Mais Médicos

Representantes da SES receberam pela terceira vez este ano médicos do programa e destacaram o cenário atual da rede de saúde do estado. Recepção aconteceu no Lacen-RJ
O estado do Rio de Janeiro deu as boas vindas aos 31 médicos cubanos que chegaram ao Brasil nesta quinta-feira (24) e irão atuar na rede básica de saúde de diferentes municípios fluminenses. Eles foram recebidos no auditório do Laboratório Central Noel Nutels (Lacen-RJ), no Centro do Rio, por representantes das Secretaria de Estado de Saúde, do Ministério da Saúde e das cidades que irão atuar pelo Programa Mais Médicos, do Governo Federal. Este é o terceiro acolhimento estadual de 2017.

- É muito importante unirmos esforços e darmos apoio aos municípios, que contam, agora, com o reforço destes profissionais. O Programa Mais Médicos já mostrou que é uma estratégia que funciona e tem como objetivo aprimorar o atendimento à população – disse o secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr.

Os profissionais receberam orientações sobre a gestão dos municípios, processo de trabalho e índices das regiões, como dados demográficos e principais problemas de saúde. A Superintendente de Atenção Básica à Saúde, Thaís Severino da Silva, destacou a importância da recepção e o reforço que o serviço prestado pelo SUS ganha com a presença destes profissionais.

- A presença destes médicos é muito importante para o fortalecimento da rede básica de saúde de nosso estado. Eles trazem um trabalho diferenciado e humanizado, cuidando da população e agregando também experiências aos profissionais que já atuam nas unidades – explicou ela.

O encontro mostrou, ainda, a dinâmica de trabalho da Assistência Farmacêutica na Atenção Básica do estado, destacando o elenco dos componentes especializados, estratégicos e básicos da grade do SUS, além do protocolo de utilização desses medicamentos no estado, para que os profissionais possam definir receitas e orientações adequadas à população que será atendida.

Ao final, o trabalho de Vigilância em Saúde no atual cenário epidemiológico do estado foi apresentado. Representantes da SES destacaram o combate às arboviroses, como dengue, zika e Chikungunya, e doenças infectocontagiosas, como sífilis, tuberculose e hanseníase. A linha de cuidados prioritárias da Atenção Básica também foi comentada, além de recomendações e trocas de experiências que mostram a diferença de cenários que os médicos do programa encontrarão em territórios brasileiros, especialmente no Rio.

A recepção aos médicos contou também com a participação de representantes do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), que complementaram as orientações sobre o cenário do sistema de saúde do estado.

Programa Mais Médicos - O Programa Mais Médicos enfoca em um conjunto de ações e iniciativas do governo federal para o fortalecimento da Atenção Básica do país, com apoio de estados e municípios, para a melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS). Além de levar mais médicos para regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais, o programa prevê, ainda, mais investimentos para construção, reforma e ampliação de Unidades Básicas de Saúde (UBS), além de novas vagas de graduação, e residência médica para qualificar a formação desses profissionais.

Mais Medicos recepcao LACEN 6 1