No CNS:

 

Projeto de decreto que barra Nova PNAB é pauta da 298ª Reunião Ordinária do CNS

cid:<a href=Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo." tabindex="0" style="cursor: pointer; outline: 0px;">

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) realiza nos dias 5 e 6 de outubro a sua 298ª Reunião Ordinária, com a presença das 48 entidades que compõem o órgão colegiado. O projeto de decreto que barra a Nova Política de Atenção Básica (PNAB), protocolado terça-feira (03/10) na Câmara dos Deputados, será um dos temas debatidos. A reunião acontecerá na sede do CNS, em Brasília.

Movimentos sociais, pesquisadores, trabalhadores da saúde e o CNS se posicionaram contra a reformulação da PNAB, publicada em portaria pelo Ministério da Saúde, em setembro. A política foi reformulada sem diálogo, afetando diretamente o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias. A expectativa é que a portaria seja barrada com o projeto de decreto protocolado por 20 deputados.

Além disso, as pautas prioritárias da reunião deverão abordar questões sobre a Rede de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência no SUS; sobre o acidente na Boate Kiss, com presença de grupos de pais das vítimas que recorreram ao controle social para serem atendidos pelo SUS; conselheiras e conselheiros também vão avaliar a 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres, ocorrida em agosto, e debater a 1ª Conferências Nacional de Vigilância em Saúde, marcada de 28 de novembro a 1 de dezembro de 2017.

Na quinta, às 19h, a Frente em defesa do SUS e o Conselho Nacional de Saúde (CNS) também estarão reunidos reúnem com o objetivo de preparar uma grande mobilização marcada para dia 19 de outubro. O motivo é a sessão no Supremo Tribunal Federal (STF) que irá decidir sobre a Ação de Inconstitucionalidade (ADI) 5595, uma ação contra a Emenda Constitucional 86/2015. Esta emenda foi aprovada pelo Congresso Nacional, reduzindo recursos para o financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Veja a programação completa