pesq

A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) é uma pesquisa de base domiciliar, de âmbito nacional, realizada em 81.767 domicílios em 1.600 municípios. A pesquisa é fruto de uma parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e com o Ministério da Educação,, faz parte do Sistema Integrado de Pesquisas Domiciliares (SIPD) do IBGE e deverá ter uma periodicidade quinquenal. A pesquisa foi representativa para Brasil, áreas urbanas e rurais, Grandes Regiões, Unidades Federativas e Capitais.

O inquérito foi composto por três questionários: o domiciliar, referente às características do domicílio, nos moldes do censo demográfico e da PNAD; o relativo a todos os moradores do domicílio, que dará continuidade ao Suplemento Saúde da PNAD; e o individual, a ser respondido por um morador adulto (18 anos ou mais) do domicílio, com enfoque às principais doenças crônicas não transmissíveis, aos estilos de vida, e ao acesso ao atendimento médico.

O morador adulto selecionado teve o peso, a altura, a circunferência da cintura e a pressão arterial aferidos. Um dos grandes destaques da PNS é que, pela primeira vez em um inquérito de saúde de âmbito nacional, foram coletadas amostras biológicas para realização de exames laboratoriais para caracterizar perfil lipídico (colesterol total, LDL, HDL), hemoglobina glicada, hemograma, sorologia de dengue, hemoglobina S e creatinina plasmática, além de coleta de urina para dosar sódio (para estimar o consumo de sal), potássio e creatinina. As coletas de sangue e a de urina foram realizadas em uma subamostra dos adultos respondentes ao questionário individual e, com consentimento, as amostras de sangue foram armazenadas, sem identificação dos sujeitos, para criação de soroteca.

Conheça todos os dados acessando aqui:

http://portalms.saude.gov.br/vigilancia-em-saude/indicadores-de-saude/pesquisa-nacional-de-saude-pns