Na terça-feira passada (06), estiveram reunidos em Brasília, no Conselho Nacional de Saúde, presidentes de conselhos estaduais, secretários executivso e coordenadores de plenária da saúde para traçar as estratégias e ações conjuntas para o ano de 2018. 'Esse é o segundo encontro promovido pelo CNS para este público e reuniu cerca de 100 pessoas de todos os estados brasileiros, na sede do Conselho em Brasília. “É necessário estreitarmos os laços e pensarmos a política em 2018. No ano que vem teremos eleições no CNS, teremos eleições gerais e teremos que pensar a 16ª Conferência Nacional de Saúde para 2019. Precisamos desenvolver uma boa estratégia para isso”, avisa o conselheiro nacional e membro da diretora Geordeci Menezes de Souza.'

'A pauta da reunião entre os representantes das três esferas do Controle Social incluiu a apresentação do Projeto de Formação de Formadores e Multiplicadores para o Controle Social, promovido pelo CNS em parceria com o Centro de Educação e Assessoramento Popular (CEAP), em andamento desde 2017. O programa de educação permanente visa capacitar cerca de 5 mil conselheiros e representantes de movimentos sociais na área de saúde, em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os participantes também discutiram assuntos relacionados à 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde (1ª CNVS), que vai acontecer de 27 de fevereiro a 2 de março de 2018, e à 16ª Conferência Nacional de Saúde, que será realizada em 2019 em data a ser definida.' (extraído de http://susconecta.org.br/…/controle-social-presidentes-de-…/)

O Secretário Executivo do Conselho Estadual de Saúde e a coordenadora de plenária, Nanci Rodrigues (conselheira do CES/RJ), representaram o Rio de Janeiro.

 exect3
exect2