DSC06904 1 1

A Comissão Eleitoral do Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro realizou hoje no auditório do NERJ/MS, localizado à Rua México, 128, a Plenária de Seguimentos que elegeu as entidades/instituições que farão parte do CES/RJ durante o triênio 2018 -2021. A Comissão Eleitoral compôs a Mesa com Rosa Domeni (SINMED), Paulo Filgueiras Tavares (CMS Mangaratiba), Katia Lopes Siqueira (FAFERJ), Monica Simone Pereira Olivar (CRESS) e Patrícia Martins Sant’Anna (SES/RJ).

Após a leitura do Edital Eleitoral e do Regulamento da Plenária, deu-se início à eleição dos seguimentos. Antes, porém, A Presidente da Comissão Eleitoral, Sr.ª Katia Lopes, comunicou que a Comissão não homologaria as regiões que não realizaram suas eleições na data estipulada em edital ou que estavam em inconformidade com o Regimento Eleitoral. Por conta desta situação, que gerou questionamentos entre os presentes quanto às vacâncias, a Sr.ª Katia informou que o próximo mandato de Conselheiros do CES/RJ fará a nova eleição para o preenchimento das mesmas.

Ao término das discussões que definiram os eleitos, os representantes do seguimento dos trabalhadores foram assim apresentados: Central dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Brasil (CTB) como titular e Central Única dos Trabalhadores (CUT) como suplente. Já no seguimento das patologias, as associações escolhidas foram Associação Carioca de Assistência à Mucoviscidose (ACAM), Associação dos Falcêmicos e Talassêmicos do Rio de Janeiro (AFARJ), Associação de Renais e Transplantados do Estado do Rio de Janeiro (ADRETERJ), Associação de Pacientes com Doenças Reumáticas do Estado do Rio de Janeiro (RECOMEÇAR/RJ), restando uma vacância. Como representantes do seguimento dos usuários, foi eleita a Federação das Associações de Favelas Comunidades e Amigos do Estado do Rio de Janeiro (FAFCAERJ), mais conhecida pelo nome-fantasia FAFERJ. A vacância desta suplência será composta por outro movimento social. Já os representantes eleitos das associações foram Associação Brasileira de Enfermagem como titular e Associação dos Servidores da Vigilância Sanitária do Estado do Rio de Janeiro como suplente. Os representantes dos conselhos eleitos  foram os seguintes: Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional II Região (CREFITO) como titular e suplente, Conselho Regional de Fonoaudiologia I Região (CREFONO) como titular e Conselho Regional de Farmácia (CRF) como suplente, Conselho Regional de Psicologia (CRP) como titular e Conselho Regional de Biologia II Região (CRbio II) como suplente, Conselho regional de Nutricionistas IV Região (CRN IV) como titular e Conselho Regional de Odontologia (CRO) como suplente. Por fim, os representantes dos sindicatos foram assim eleitos: Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado do Rio de Janeiro (SASERJ) como titular (com vacância na suplência), Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro (SINDENF), com vacância na suplência, Sindicato dos Trabalhadores no Combate às Endemias e Saúde Preventiva no Rio de Janeiro (SINTSAÚDE) como titular e suplência vaga, Sindicato de Fonoaudiólogos do Estado do Rio de Janeiro (SINFERJ) como titular e Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal no Estado do Rio de Janeiro (SINTRASEF) como suplente.

Ainda foram eleitos, representando a região Centro-Sul, os conselhos municipais de Paty do Alferes como titular Miguel Pereira, este como suplente.

No próximo dia 19, haverá a publicação do edital com o resultado final das instituições homologadas. Nos dias 20 e 21 de junho, estará aberto o período de recebimento dos ofícios constando as indicações, por parte das entidades, dos nomes dos conselheiros. A posse dos novos conselheiros estaduais está marcada para acontecer no dia 26 de junho de 2018. A eleição foi transmitida ao vivo na página oficial do Conselho Estadual de Saúde no Facebook.

Abaixo, as imagens da Plenária.

DSC06879DSC06880DSC06882

DSC06884DSC06886DSC06887DSC06889DSC06890DSC06891DSC06892DSC06894