oficina educacao permanente

Via #susconecta:

Dias 4 e 5 de setembro, em Brasília, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) vai reunir representantes de todos os estados no 2º Encontro Nacional das Comissões Estaduais de Educação Permanente para o Controle Social no Sistema Único de Saúde (SUS). Essa é a comissão responsável por formar lideranças sociais para que a fiscalização e a deliberação sobre as políticas públicas de saúde continuem sendo garantidas dentro do SUS.

O objetivo do encontro é debater o cenário político atual e os reflexos na saúde, além de firmar compromisso com as comissões. Tudo isso com o intuito de consolidar esses importantes espaços nos conselhos estaduais e distrital, fortalecendo o controle social em vária instâncias. Ao todo, participarão 70 pessoas que também devem avaliar as oficinas de formação organizadas pela comissão nacional. Desde de 2017, o CNS tem movido um grande esforço para a realização de oficinas responsáveis por formar agentes do controle social em defesa SUS, em todo o Brasil.

As oficinas foram realizadas em parceria com Centro de Educação e Assessoramento Popular (Ceap), em diferentes regiões do país. O curso já formou 3.875 pessoas, fortalecendo a luta dos participantes em defesa do Direito Humano à Saúde e oferecendo subsídios para que atuem como sujeitos sociais que deliberem as políticas, desenvolvendo também o intercâmbio de experiências sobre o controle social no SUS. A formação deve continuar ao longo de 2019.

O encontro é mais uma ação que contempla os objetivos da Política Nacional de Educação Permanente para Controle Social no SUS (PPNEPCSS), criada em 2006, após uma série de debates e oficinas. Desde então, um conjunto de ações formativas vem sendo realizadas pelo CNS. Nos últimos meses, o objetivo tem sido também mobilizar a participação popular para a realização da 16ª Conferência Nacional de Saúde, marcada para ocorrer em julho de 2019.

1º dia – 4 de setembro de 2018

9h – 9h30 – Abertura e acolhimento dos(as) participantes

9h30 – 12h30 – Análise de conjuntura, desafios para o controle social e agenda política do CNS

Ronald Ferreira dos Santos – Presidente do CNS

Sueli Goi Barrios – Coordenadora da Comissão de Educação Permanente

12h30 – 14h – Almoço

14h – 18h

Atuação das Comissões Estaduais de Educação Permanente; Resgate dos encaminhamentos do 1º Encontro das Comissões de Educação Permanente; 16ª Conferência Nacional de Saúde; Compromissos futuros

2º dia – 5 de setembro de 2018

8h30 – 12h00 – Projeto de Formação para o Controle Social no SUS:

– Apresentação dos resultados, avaliação (em grupos) e continuidade do Projeto de Formação

Valdevir Both – CEAP

12h – Encerramento do 2º ENCEP

13h – Almoço

Mais informações

O quê: 2º Encontro Nacional das Comissões Estaduais de Educação Permanente para o Controle Social no SUS

Quando: dias 4 e 5 de 2018 às 9h

Onde: San Marco Hotel (SHS Q. 05 BLOCO C – Setor Hoteleiro SUL – Asa Sul)

Foto: #PraCegoVer – Cerca de 30 pessoas estão sentadas ao redor de uma grande mesa, em uma ampla sala, durante uma oficina de planejamento do curso de formação para controle social no SUS, em 2017.