Da Redação CES/RJ

06/09/2018 - 11:55h

IMG 20180904 WA01031

O Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro participou com o conselheiro Miroval de Souza, do segmento gestor, do 2º Encontro Nacional das Comissões Estaduais de Educação Permanente para o Controle Social no Sistema Único de Saúde (SUS), sendo essa a comissão responsável por formar lideranças sociais para que a fiscalização e a deliberação sobre as políticas públicas de saúde continuem sendo garantidas dentro do SUS.

"O objetivo do encontro foi debater o cenário político atual e os reflexos na saúde, além de firmar compromisso com as comissões. Tudo isso com o intuito de consolidar esses importantes espaços nos conselhos estaduais e distrital, fortalecendo o controle social em vária instâncias. Ao todo, participaram 70 pessoas que também avaliaram as oficinas de formação organizadas pela comissão nacional. Desde de 2017, o CNS tem movido um grande esforço para a realização de oficinas responsáveis por formar agentes do controle social em defesa SUS, em todo o Brasil".

O encontro é mais uma ação que contempla os objetivos da Política Nacional de Educação Permanente para Controle Social no SUS (PPNEPCSS), criada em 2006, após uma série de debates e oficinas. Desde então, um conjunto de ações formativas vem sendo realizadas pelo CNS. Nos últimos meses, o objetivo tem sido também mobilizar a participação popular para a realização da 16ª Conferência Nacional de Saúde, marcada para ocorrer em julho de 2019. [matéria]

 

Daniel Spirin Reynaldo/Ascom CES-RJ