Hemorio 1

O Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti (Hemorio) recebeu dia 15 de abril, cerca de 150 pessoas para uma Audiência Pública convocada pelo Conselho Estadual de Saúde, de acordo com a decisão do Plenário do dia 16 de março de 2015. 

Após abertura do evento pelo Secretário Estadual de Saúde e Presidente do Conselho, Felipe dos Santos Peixoto, uma plateia atenta ouviu a apresentação do diretor geral do Hemorio, Luiz Amorim, que destacou os avanços da nova administração e o que ela ainda pretende alcançar.

Em seguida, falaram a Federação Nacional das Associações de Pessoas com Doenças Falciformes (Fenafal), representada pelo Presidente, João Fernando, a Presidente da Associação de Mulheres com Doenças Falciformes do Rio de Janeiro (Amdaf/Rj), Bárbara Maia, e a conselheira estadual e Presidente da Associação de Pacientes com Doenças Falciformes do Rio de Janeiro (Afarj), Zaira Vanea Gomes da Costa. Eles reivindicaram melhorias na estrutura e atendimento da unidade e pediram prazo para a resolução dos problemas.

Hemorio 03

“Nós não queremos proposta porque proposta não se compra. Nós queremos soluções. Vou citar um poema do Bertolt Brecht, que diz mais ou menos assim: ‘...Um dia vieram ao nosso jardim tiraram uma rosa e não dissemos nada, no dia seguinte tiraram outra rosa e não dissemos nada, até que um dia levaram todas as rosas do nosso jardim e não dissemos nada...’ Mas nós vamos dizer, sim!”, discursou Zaira Costa, presidente Associação dos Falcêmicos do Estado do Rio de Janeiro.

A plateia composta por gestores do SUS, conselheiros estaduais, funcionários do Hemorio, parentes e portadores de doenças falciformes participou ativamente do evento. Discutiu-se desde questões ligadas a gestão e qualificação de pessoal, concurso público, vale transporte, demora na entrega de medicamentos e infraestrutura.

O Secretário de Saúde e Presidente do CES, Felipe Peixoto, ressaltou a importância do encontro, que uniu poder público, a população e os profissionais de saúde. Entre as respostas às solicitações apresentadas, destaca-se a qualificação dos servidores e a realização de um novo concurso público para a Fundação Saúde, administradora do Hemorio.

“Estamos de portas abertas quando for necessário e esperamos que, com a chegada do Luiz Amorim, possamos superar a os desafios do dia a dia da administração pública. Nossa equipe está comprometida com esse propósito e vocês podem contar com todos nós,” finalizou o secretário.

 

Hemorio 04

 

Estiveram presentes na Audiência Pública, os conselheiros Patrícia Martins Santana, Étila Elane de Oliveira Ramos, José Augusto da Silva, Solange Gonçalves Belchior, Sylvia Helena Daflon Oliveira, Jessica Helena Queiroz, Nanci Rodrigues Santos, Kátia Lopes Siqueira, Davi Almeida Oliveira, Monique Zita dos Santos Fazzi e Adriana Maiarotti Justo, além da presidente da Fundação Saúde, Clarisse Lobo; o deputado estadual Rodrigo Deodalto, membro da Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) e Joice Aragão, coordenadora da Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme do Ministério da Saúde.