10MinutosContraDengue3

Especialista dá dicas de como evitar as doenças e seus sintomas

No Conexão Saúde RJ

 A prevenção e a mobilização são as palavras de ordem no verão para garantir proteção contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. As dicas são do médico da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Alexandre Chieppe que esclarece dúvidas e fala sobre ações simples para evitar água parada e proliferação do mosquito.

Quais são as principais medidas para se evitar essas três doenças transmitidas pelo Aedes aegypti?

Chieppe - A prevenção é sempre a melhor opção no controle ao Aedes, uma vez que 80% dos criadouros são residenciais. Por isso, a mobilização popular é fundamental no êxito das ações e consequente eliminação de focos. Bastam apenas 10 minutos por semana para deixar o ambiente livre do mosquito. A vistoria deve acontecer em caixas d’água, tonéis, vasos de plantas, calhas, garrafas, lixo e bandejas de ar-condicionado, evitando deixar água parada que sirva de criador. Com essas medidas simples, é possível evitar a proliferação de novos mosquitos. No site http://www.riocontraoaedes.com.br, a população vai encontrar várias dicas de como eliminar os principais locais onde a água pode ficar acumulada.

O que a SES está fazendo para conter o avanço do mosquito?
Chieppe – A SES conta com a campanha permanente “Dez Minutos Salvam Vidas” e em 18 de novembro deste ano, a SES relançou a campanha do Dezinho, herói carioca criado para mobilizar crianças, jovens e adultos na luta contra o mosquito. A campanha foi lançada antes da estação mais quente do ano, o verão, com a finalidade de alertar a população em relação às medias de prevenção e controle.

O que mais pode ser feito para se proteger contra o mosquito Aedes?
Chieppe - O Aedes aegypti é doméstico, ele vive dentro de casa e perto do homem. Com hábitos diurnos, o mosquito se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. Por isso, é importante o uso de telas em janelas e portas, mosquiteiros, roupas compridas, além de passar repelente nas partes expostas do corpo, aumentado a área de proteção.

Quais os sintomas da dengue, zika e chikungunya?
Chieppe – A dengue apresenta febre alta e de início súbito e dores no corpo. O zika tem como principal característica as manchas vermelhas (exantema), que causa uma doença chamada febre da zika vírus, associada à febre baixa e dores pelo corpo. Já a chikungunya apresenta sintomas como febre alta e fortes dores nas articulações. O grande complicador destes casos é que um percentual das pessoas infectadas pode desenvolver a forma crônica da doença, ou seja, apresentar dores nas articulações por até mais de um ano após a infecção.

Como é feito o diagnóstico? Qual o tratamento mais indicado?
Chieppe – O diagnóstico das doenças, na maior parte dos casos, é clínico, ou seja, é feito com base nos sinais e sintomas relatados e observados por profissionais de saúde que indicam o tratamento adequado para cada caso.