8ª Conferência Estadual de Saúde

8ª Conferência Estadual de Saúde do Rio de Janeiro

As conferências estaduais de saúde do estado ocorrem a cada quatro anos e são um importante espaço de debates e proposições para a melhoria do Sistema Único de Saúde. Nossa conferência irá ocorrer nos dias 24, 25 e 26 de maio de 2019, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ e terá como tema este ano “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”. A 8ª CESRJ antecede a 16ª Conferência Nacional de Saúde, que será realizada em agosto, em Brasília.

A conferência estadual recebe para consolidação de sua relatoria os relatórios enviados pelos 92 municípios do Rio de Janeiro elaborados nas conferências de cada um. Por sua vez, a 8ª CESRJ formula propostas para a saúde do estado e para a 16ª Conferência Nacional de Saúde, a ser realizada em Brasília nos dias 04, 05, 06 e 07 de agosto. Delegados para a conferência nacional também são eleitos na etapa estadual.

A expectativa para este ano é que compareçam na 8ª CESRJ cerca de 800 participantes, dentre usuários, profissionais de saúde, gestores, autoridades e convidados especiais, além de estudantes e corpo docente. Vale lembrar que a paridade é prioridade no evento, sendo 50% dos delegados oriundos do seguimento usuário e os outros 50% divididos entre profissionais de saúde e gestores.

Confira nosso site e blog. Acesse nosso site dedicado

Aqui, um tira-dúvidas: Perguntas e Respostas.