DSCF5119

Politicas de hemodiálise no estado foram debatidas a fundo entre profissionais de saúde, Conselho Estadual de Saúde e representantes da gestão da SES/RJ

O Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro realizou ontem (12) o 2º Seminário de Terapia Renal Substitutiva – Hemodiálise, desta vez no auditório do Conselho Regional de Odontologia, no Centro do Rio. Organizado pelo Grupo de Trabalho de Terapia Renal Substitutiva do CES-RJ, o seminário reuniu duas áreas técnicas da Secretaria de Estado de Saúde e representantes do Controle Social, além de um expressivo número de profissionais de saúde dispostos a compreender melhor as políticas estaduais de tratamento da doença renal, as transferências de medicamentos, repasses federais, estaduais e municipais às clínicas de TRS e a distribuição de leitos e maquinário. Foram debatidos também temas como a identificação da doença precocemente, os tratamentos conservadores e a hemodiálise peritoneal, esta muito pouco utilizada no estado.

DSCF5182

Rosaura Rocha ao lado de Suzete Henrique e Iandara Moura, superintendentes da Safie SES e Saeca SES, repectivamente

A mesa de abertura do 2º Seminário de Terapia Renal Substitutiva – Hemodiálise contou com as presenças da presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), a deputada Martha Rocha, do coordenador do GT de Hemodiálise do CES-RJ, Everaldo Nascimento, de Márcio Berman, conselheiro estadual representando a presidente do Conselho, Zaira da Costa, de Rosaura Rocha, conselheira estadual, de Cláudia Lunardi, representante do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), Iandara Moura, da Superintendência de Atenção Especializada, Controle e Avaliação da SES/RJ e de Flávio Campos da Silva, secretário executivo do CES-RJ. Cláudia Lunardi também representou o secretário de estado de saúde. A presidente do CES-RJ não pôde comparecer por questões de saúde.

DSCF5111

Cláudia Lunardi e Aparecida Barbosa (Cosems)

Na mesa inicial, cujo tema foi ‘A Política Estadual de Atenção à Doença Renal, Regulação, Medicamentos e Transplantes’, a superintendente Iandara Moura deu sua palestra sobre os trabalhos de regulação das clínicas de hemodiálise, repasses e controles desempenhados pelos técnicos. Assista à palestra:

Suzete Henrique, superintendente da Superintendência de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos SES/RJ falou sobre a distribuição de insumos (medicamentos) de para o tratamento da Terapia Renal no estado (acesse a apresentação). Assista à palestra:

Gilson Nascimento, presidente da Associação dos Doentes Renais e Transplantados do Estado do Rio de Janeiro – Adreterj, deu uma palestra tendo como tema central a insegurança do usuário na atual Política Estadual de Atenção à Doença Renal. Crítico dessas políticas no estado, Gílson apontou diversos problemas relacionados ao atendimento do paciente renal crônico e apontou possíveis mecanismos para minimizar a desassistência, melhorar o tratamento pelo SUS e otimizar o fornecimento de medicamentos (acesse a apresentação). Assista à sua palestra

Auxiliando nos debates, a conselheira estadual Solange Belchior e a conselheira estadual Rosaura Rocha deram importantes contribuições para os presentes, tanto na área de experiência profissional prática, quanto no dia a dia do trabalho de conselheiras atuando pelo Controle Social.

DSCF5167

A conselheira Rosaura Rocha também foi coordenadora de mesa durante o seminário

DSCF5178

Solange Belchior, conselheira, contribuiu com o debate do Controle Social durante o seminário

DSCF5104

A deputada Martha Rocha ladeada por Everaldo do Nascimento (coordenador do GT de Hemodiálise, Cláudia Lunardi, Aparecida Barbosa e Flávio campos

DSCF5145

O conselheiro Márcio Berman representou a presidente Zaira da Costa

DSCF5152

Everaldo Nascimento, coordenador do GT de Hemodiálise do CES-RJ

DSCF5193

Iandara Moura, Superintendência de Atenção Especializada, Controle e Avaliação SES/RJ

DSCF5166

Suzete Henrique, Superintendência de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos SES/RJ

DSCF5194

O palestrante Gilson Nascimento e Everaldo Nascimento

DSCF5196

Everaldo Nascimento e a conselheira Eliane Leocardo

DSCF5142

Participantes

DSCF5116

Conselheiras Sylvia daflon e Ilca Machado, a técnica Taíssa Silva dos Santos e a conselheira Eliane Leocardo

DSCF5114

Muitos profissionais de saúde estiveram presentes

DSCF5109

A Terapia Renal Substitutiva é um tema de grande interesse no estado

DSCF5179

Neiva Trindade, que faz parte do GT de Hemodiálise

DSCF5207
DSCF5204

Participantes fizeram perguntas aos convidados

Assista ao seminário na íntegra

Daniel Spirin Reynaldo/Ascom CES-RJ