neonatal 01

O Grupo de Trabalho do Teste do Pezinho do Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro convida para o Seminário Estadual sobre Triagem Neonatal. O evento será realizado no próximo dia 06 de novembro no auditório do Conselho Regional de Odontologia (CRO-RJ), no Centro do Rio.

Durante o seminário, serão abordados temas como a Política Estadual de Triagem Neonatal, a Apae e o Teste do Pezinho, os avanços e os retrocessos no Teste do Pezinho, o Teste do Pezinho Ampliado, o estado do Rio de Janeiro no Programa Nacional de Triagem Neonatal, além de um debate com propostas de consolidação do Programa de Triagem Neonatal no estado do Rio de Janeiro.

PARA SABER MAIS:

O Teste do Pezinho é um exame obrigatório para todos os recém-nascidos e gratuito na rede pública de saúde. No SUS, no ano de 2017,  53,51% das crianças realizaram o teste até o quinto dia de vida do bebê; seguido por 18,27% entre 6º e o 8º dia; e 12,77% entre 9º e o 15º dia. Outras 8,2% realizaram entre o 15º e o 30º dia de vida; e 4,53% realizaram após 30 dias de vida. A data para a coleta do teste do pezinho foi preconizada entre o 3º e o 5º dia de vida do bebê, principalmente por causa do início muito rápido dos sinais e sintomas de três das seis doenças detectadas pelo Programa, como o hipotireoidismo congênito, hiperplasia adrenal congênita e fenilcetonúria.

Quanto maior a rapidez na identificação e início do tratamento das doenças, maior a possibilidade de evitar sequelas nas crianças, como a deficiência mental, microcefalia, convulsões, comportamento autista, fibrosamento do pulmão, crises epilépticas, entre outras complicações. (Fonte: Ministério da Saúde)

Para se inscrever, basta preencher o FORMULÁRIO ONLINE.

Dia: 06 de novembro

Local: rua Araújo Porto Alegre, 70, 5º andar, Centro do Rio

PROGRAMAÇÃO:

CREDENCIAMENTO E CAFÉ DA MANHà– 09h

MESA DE ABERTURA – 09h30min

• Secretário de Saúde – Dr. Edmar Santos
  • Presidente do Conselho Estadual de Saúde – Zaira da Costa
  • Deputada estadual Enfermeira Rejane
  • Representante da Comissão de Saúde da ALERJ
  • Promotora do Ministério Público do Rio de Janeiro – Alessandra Honorato Neves
  • Diretor da HEMORIO – Luiz Amorim
  • Coordenador do GT do Teste do Pezinho – Cristiano Silveira