IMAGEM CAPA

Começou ontem, no Rio de Janeiro, mais um Curso de Formação para o Controle Social no SUS destinado a conselheiros estaduais e municipais de saúde, além de representantes de movimentos sociais, para atuarem na atividade de controle social e monitoramento do Sistema Único de Saúde. As oficinas são oferecidas pelo Centro de Educação e Assessoramento Popular (CEAP) em parceria com o Conselho Nacional de Saúde e OPAS e ocorrem em todo o Brasil neste ano de 2020. O estado do Rio de Janeiro vai receber 5 oficinas, além desta que está acontecendo no Palace Hotel Campos, no município de Campos dos Goytacazes.

DSCF6082

Com a participação de cerca de 30 representantes de diversos conselhos e de movimentos sociais dos municípios próximos à Campos, o curso teve início logo pela manhã desta quarta-feira e foi ministrado pela professora Jannayna Salles (CEAP) tendo como temas centrais o conceito de saúde e concepção de sociedade, o ato de ser conselheiro (a) de saúde e liderança social e a educação permanente para o controle social no SUS. A dinâmica de grupos, o estímulo ao debate e a interação entre os participantes transformou este primeiro dia (a oficina vai até sexta-feira, 06) numa grande reunião de troca e absorção de conhecimentos e realidades específicas na saúde de cada região e cidade. A oficina prossegue nestes próximos dois dias tratando da história da política de saúde e do SUS, o modelo de atenção e organização das ações e serviços no SUS, orçamento e financiamento, multiplicação de processos formativos e o controle social.

DSCF6089

Apresentação dos alunos

DSCF6099

Conselheiro estadual Renildo. Ao fundo, a técnica Marilda Borges

O Curso de Formação para o Controle Social no SUS tem por meta “qualificar e fortalecer a atuação dos conselheiros (as) da saúde e lideranças dos movimentos sociais que atuam na defesa do SUS em todas as unidades federativas do Brasil”. Trata-se de uma nova experiência formativa para o controle social no SUS iniciada pelo Centro de Educação e Assessoramento Popular (CEAP). Esta parceria ocorre com o Conselho Nacional da Saúde – CNS, articulada pela Comissão Interinstitucional de Educação Permanente para o Controle Social do SUS (CIEPCSS) e financiada pela Organização Pan-Americana de Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil.

Baixe a CARTILHA utilizada.

DSCF6146

Professora Jannayna Salles

A presidente do Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, Zaira da Costa, também está presente juntamente com o apoio técnico do CES-RJ. Participam desta edição em Campos: Conselho Municipal de Saúde de São João da Barra, Conselho Municipal de Saúde de Campos dos Goytacazes, Conselho Municipal de Saúde de Macaé, Conselho Municipal de Saúde de Carapebus, Conselho Municipal de Saúde de Maricá, Conselho Municipal de Saúde de Varre-Sai, Conselho Municipal de Saúde de Porciúncula, Conselho Municipal de Saúde de São Fidélis, Sindicato dos Metalúrgicos de Campos, ANPG-Campos, Universidade Estadual do Norte Fluminense, Crefito 2, Cebes (Macaé), Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro.

DSCF6147

Representantes de movimentos sociais marcaram presença

DSCF6085

Conselheiros e conselheiras de saúde

Veja o Calendário das cursos de Formação para o Controle Social no SUS oferecidos pelo CEAP e CNS no estado do Rio de Janeiro. Inscreva-se para o próximo!

Data Local Municípios
04, 05 e 06/03 Campos dos Goytacazes Cardoso Moreira, Carapebus, Conceição de Macabú, Italva, Macaé, S. J. da Barra, São Fidelis, S. F. de Itabapoana, Quissamã
15, 16 e 17/04 Saquarema Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Itaboraí, São Pedro da Aldeia, Rio das Ostras, Niterói
23, 24 e 25/04 Petrópolis Guapimirim, S. J. do Vale do Rio Preto, Sumidouro, Cordeiro, Carmo, São Sebastião do Alto, Santa Maria Madalena