foto para capa

Devido ao avanço do novo coronavírus no estado, a Comissão Executiva do Conselho Estadual de Saúde indicou o uso de ferramentas disponíveis na internet para a realização de reuniões remotas do CES-RJ. O objetivo é seguir as orientações de isolamento e distanciamento social propostas pelas autoridades sanitárias do país. De acordo com estas orientações, o Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro realizou no dia 24 de março sua primeira reunião virtual desde a sua criação. Na oportunidade, a Comissão Executiva lançou mão de ferramenta de videoconferência disponível gratuitamente na internet e reuniu seus conselheiros e conselheiras durante mais de duas horas. A iniciativa tem o poder de manter o CES-RJ ativo neste período de isolamento e permite que a atuação do controle social seja mantida.

IMG-20200324-WA0056.jpg

Reunião da Comissão Executiva do CES-RJ realizada virtualmente

Existem diversos aplicativos gratuitos disponíveis para smartphones, tablets e computadores. Dentre eles, se destacam o Whatsapp, Imo, Skype, Google Duo, Hangouts, HouseParty e Zoom. Cada um garante um número específico de participantes. Para conhece-los, acesse este link.

Para os conselhos municipais de saúde que queiram também realizar suas reuniões de maneira online, o CES disponibiliza um pequeno tutorial para baixar e utilizar o aplicativo Zoom Meetings de videoconferência. Sua utilização pode ser feita pelo smartphone ou pelo desktop. Não há custos.
Tutorial para baixar o Zoom Meetings:

1) Abrir a PlayStore no seu celular
2) Baixar o Zoom Meetings
3) Registrar inserindo email e criando nome de usuário e senha
Usando o Zoom
1) Se você for o anfitrião, enviar convite para os e-mails dos
participantes da reunião online.
2) Os participantes irão clicar no link enviado.
3) Ao clicar, automaticamente o participante estará na reunião
4) Não esquecer de habilitar o ícone de vídeo localizado embaixo
da tela.

Durante a reunião, qualquer participante poderá enviar convites para demais pessoas. Somente o anfitrião poderá encerrar a reunião. Os demais participantes, caso queiram, poderão sair da reunião a qualquer tempo.

Dica: Fiquem atentos aos seus e-mails no horário escolhido para o início da reunião. Como sugestão, o anfitrião poderá oferecer um prazo determinado para que todos possam se conectar corretamente.

Obs.: as conexões de cada participante poderão variar conforme a intensidade do sinal da rede de dadosmóveis ou wi fi. O Zoom não funciona sem internet habilitada.

Clique no link abaixo e assista ao tutorial completo para smartphones e
desktops:

SMARTPHONE
DESKTOP

Daniel Spirin Reynaldo/Ascom CES-RJ