fio120

O Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro traz um compilado da história da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que hoje completa 120 anos de existência e congratula a instituição, fundamental para o desenvolvimento da saúde pública no Brasil, bem como sua defesa da ciência e da tecnologia aplicadas às necessidades da população e dos povos, além de sua inestimável contribuição para o enfrentamento das maiores calamidades sanitárias da nossa história.

Alexandre Vasilenskas, presidente do CES-RJ

A Fiocruz completa 120 anos nesta segunda-feira (25/5). A data chega no momento em que o Brasil e o mundo enfrentam o maior desafio sanitário, econômico, social, humanitário e político do século 21, a pandemia da Covid-19. Com o nome de Instituto Soroterápico Federal, a instituição foi criada com o objetivo de combater epidemias como a da peste bubônica, da febre amarela e da varíola, que ameaçavam a então capital da República, o Rio de Janeiro.

Conheça a história da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Mais de um século depois, agora na pandemia do novo coronavírus, a atual Fundação Oswaldo Cruz, maior instituição de pesquisa biomédica da América Latina, continua na linha de frente do enfrentamento das doenças. A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, afirma que “a Fundação, presente em todas as regiões brasileiras, vem se dedicando diuturnamente a apresentar propostas e soluções, a elaborar pesquisas que respondam a perguntas ainda sem resposta, a formular e implantar ações estratégicas de atenção e promoção da saúde, como a construção do Centro Hospitalar para a Pandemia Covid-19, uma ação de referência com o Ministério da Saúde, entre muitas outras iniciativas”. Ela acrescenta que “ao completar 120 anos a Fiocruz reafirma o seu compromisso com o SUS, a grande fortaleza que o Brasil tem neste momento, e que precisa ser fortalecido, e reafirma seu compromisso com ações que se voltem para a defesa da vida e da população”. Nesta segunda-feira, às, 10h, a presidente participará de um debate virtual sobre os 120 anos da Fiocruz e a defesa da vida no canal da Fundação no YouTube, com a presença de representantes de instituições da saúde e da sociedade civil. (Ricardo Valverde/Agência Fiocruz)

Quem foi Oswaldo Cruz?

Eventos que marcaram a história da Fiocruz

Saiba quem foi Sérgio Arouca, um dos principais teóricos e líderes do chamado “movimento sanitarista”, que mudou o tratamento da saúde pública no Brasil. 

Fotos e imagens da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

603px-psm_v87_d173_oswaldo_concalves_cruz_correta_0.jpg
croqui_castelo_860x565.jpg
arredores_02-10-20-05-003-161.jpg
ney_foto_jorge_de_carvalho_860x565.jpg

Edição: Daniel Spirin Reynaldo/Ascom CES-RJ