DONA CÂNDIDA
Dona Cândida, de 64 anos, faz parte da ONG Centro de Esporte e Lazer Renascer que incentiva trabalhos para ocupação de jovens idosos. Na 7° Conferência Estadual a C.E.L. Renascer trouxe bijuterias produzidas por idosos, que foram vendidas para arrecadar recursos para os projetos da ONG. “Vou fazer 37 anos de formada em direito. Eu amo o direito social. Poderia, inclusive, ser desembargadora porque tenho crânio para isso, mas eu não quis. Eu quis seguir o direito social.”, orgulha-se. A ONG faz parte do Conselho Distrital de Saúde e tem apoio do estado para cuidar da população de Campo Grande, onde Dona Cândida reside. A C.E.L. Renascer também conta com doações de empresas privadas e de pessoas que desejam ajudar.
Texto e Fotos: Stéphane Rodrigues
FELIPE DOS SANTOS PEIXOTO
O Secretário Estadual de Saúde do Rio de Janeiro e ex-Presidente do CES/RJ participou ativamente do evento e registrou os detalhes na sua página no facebook.
"Estive presente em mais um dia da 7ª Conferência Estadual de Saúde, que acontece no Maracanãzinho. Podemos ver o resultado de tudo que foi discutido durante as conferências municipais. Até domingo, com a participação da sociedade civil, os profissionais e os gestores que atuam na área, vamos traçar as pautas que serão levadas futuramente para a Conferência Nacional de Saúde", publicou o Secretário na sua página na rede social.
DOENÇA CELÍACA. FAÇA DIETA
A Doença Celíaca é dificilmente identificada, mas você sabia que o tratamento é simples? Feito através de dieta? Mirian Francisca (foto), portadora da doença, esteve na tenda alertando sobre a doença, suas causas e tratamento. A doença, de origem genética, consiste em uma deficiência no intestino delgado que causa uma intolerância ao glúten (substância encontrada em produtos produzidos por trigo, centeio, cevada, aveia ou subprodutos desses cereais). Como ela interfere na absorção de carboidratos, gorduras, vitaminas, sais minerais e água, o único tratamento é uma dieta completamente isenta de glúten. Porém, o diagnóstico só pode ser feito através de exames sorológicos e biopsia (procedimento que consiste na retirada de uma pequena amostra do intestino para análise).
PROJETO SOCIAL BLA BLA BLA
O Projeto Social Bla Bla Bla, encabeçado pela usuária, Nice Carvalho, tem uma iniciativa inovadora. Ele cadastra doadores de sangue e busca-os em casa. A equipe marcou presença em uma das tendas montadas no Maracanãzinho alertando sobre a importância da doação de sangue e incentivando doadores. Aproveitou também para registrar a 7ª Conferência Estadual de Saúde. Missão cumprida. A divulgação do projeto foi um sucesso e a matéria sobre o evento, feita por Carolina Carvalho, filha de Nice, pode ser vista na página:facebook.com/projetosicialblablabla
Stéphane Rodrigues
TRADUTORES DE LIBRAS E ACESSIBILIDADE
Estes foram os responsáveis por traduzir as palestras e debates da 7ª Conferência Estadual de Saúde para os participantes com deficiência auditiva. Felipe Brum, André Sacramento, Adonai Amorim e Leandra Gomes (que não está na foto) foram os quatro intérpretes de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) que se revezaram durante os quatro dias de evento.
Além de contar com tradutores, todo material de apoio da conferência foi disponibilizado em Braille (sistema de leitura para cegos) e a acessibilidade para cadeirantes foi garantida através de rampas de acesso, elevadores para o segundo andar do Maracanãzinho e banheiros adaptados.