GRUPO PELA VIDA NO MARACANÃZINHO AO LADO DA POPULAÇÃO HIV/AIDS
A ONG Grupo pela Vida defendeu a luta dos soropositivos por um tratamento digno no SUS durante a 7ª Conferência Estadual de Saúde. Entre as propostas apresentadas pela ONG durante o encontro está estabelecer - de forma clara, transparente e objetiva para a população HIV/AIDS - a garantia das linhas de cuidado e assistência a ser seguido por todos os profissionais de saúde envolvidos no atendimento a esta população.
Texto e Fotos: Stéphane Rodrigues
ABEn PRESENTE NA 7ª CONFERÊNCIA DE SAÚDE DO RIO
A Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) também esteve na 7° Conferência do Conselho de Estadual da Saúde do Rio de Janeiro. No seu estande, na área reservadas às tendas, a intenção foi divulgar a associação; trazer mais associados e buscar apoio científico e tecnológico na área de enfermagem. Os profissionais que estiverem interessados em se associar basta se cadastrar pelo site: www.abenrio.com.br. Como vantagem, os novos associados receberão descontos em ingressos para cursos, congressos e eventos promovidos pela ABEn.
Stéphanie Rodrigue
A FAVOR DO CORPO HUMANO
Um esqueleto no Maracanãzinho? Sim. Ele é o símbolo da campanha contra agrotóxicos do Movimento dos Trabalhadores Rurais e Sem Terra (MST). A criadora da simpática caveirinha é Ive Tavares, Coordenadora de Saúde do Movimento no Rio. Segundo ela, a luta do MST é pela Reforma Agrária popular e valorização da produção agrícola que produz alimentos saudáveis sem agrotóxicos para população campo e cidade.
No site www.contraosagrotoxicos.org mais informações sobre a campanha.
Gianne Lopes Rosa - Foto: Débora Santos
SANTINHA, OS JOVENS E O SUS
A Conselheira Nacional Maria do Espírito Santo, a “Santinha”, falou sobre a posição dos jovens de hoje com relação às lutas pela saúde no estado e no país. Segundo ela, muitos jovens não sabem o que é o Sistema Único de Saúde - objetivo pelo qual ela, e outros conselheiros que estão nesta 7ª Conferência Estadual de Saúde, lutaram e continuam lutando. “Na década de oitenta, foram os jovens que começaram o SUS na 8ª Conferência Nacional de Saúde e hoje não pode ser diferente. É preciso um grito nessa e em tantas outras conferências que ocorrem. O jovem precisa estar presente, conhecer, ler e dominar essa questão para disseminar isso nas universidades e transformá-la em luta diária. Se o povo não tiver consciência de que é o dono do seu corpo, da sua sexualidade e da sua saúde, nada irá melhorar”, disse Santinha, com propriedade.
Gianne Lopes Rosa
OUVIDORIA DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO ATENTA ÀS MUDANÇAS
A equipe da Ouvidoria de Saúde / RJ, formada por 20 profissionais, fez um trabalho de conscientização, informação e atendimento ao cidadão durante os quatro dias da 7ª Conferência Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, no Maracanãzinho.