FANFARRA BLACK CLUB IN RIO
O Fanfarra Black Club transformou o Ginásio do Maracanãzinho numa verdadeira pista de dança. O grupo carioca, que toca um repertório intitulado “black soul disco fanfarrístico jazzístico carnavalesco”, embalou os presentes e relembrou sucessos como “Mas Que Nada”, de Jorge Benjor, e “Sossego”, de Tim Maia. Os músicos também integram o bloco de mesmo nome que faz grande sucesso no carnaval.
A apresentação, que durou cerca de 40 minutos, marcou um momento de integração e descontração e foi muito elogiada pelos participantes da Conferência.
Gustavo Medeiros
Fotos: Débora Santos
CARTÃO SUS
O Departamento de Informática do SUS (DataSUS), do Ministério da Saúde, também tem uma tenda no Maracanãzinho.
O DataSUS aproveitou o espaço para divulgar as emissão e o uso do CNS (Cartão Nacional de Saúde). “Esperamos trabalhar com um número grande de participantes emitindo o cartão e instalando o aplicativo em smartphones”, disse Cláudio Lage, Chefe Regional do DataSUS/ RJ.
Estevão Julio
Fotos: Débora Santos e Milene Oliveira
DOENÇA FALCIFORME
Portadores da doença Falciforme participaram da 7ª Conferência Estadual de Saúde esclarecendo sobre a doença e trocando experiências A doença Falciforme é transmitida de forma genética e tem tratamento oferecido pelo SUS - no Rio de Janeiro, os cuidados são feitos no Hospital dos Servidores, no do Fundão e no Hemorio.
Podendo ser diagnosticada pelo teste do pezinho, a doença tratada permite uma vida normal, com controle dos efeitos no sangue e fígado. O remédio Hidroxiureia, fornecido pelo SUS, pode ser dado a maiores de três anos, que comparecem às consultas e realizam exames laboratoriais periódicos, como o teste de gravidez (beta HCG sérico) negativo para mulheres em idade reprodutiva.
Stephane Rodrigues
Fotos: Débora Santos
“TÁ PIRANDO, PIRADO, PIROU” AGITA A 7ª CONFERÊNCIA DE SAÚDE DO RIO
O bloco “Tá pirando, pirado, pirou”, formado por pacientes e funcionários do Instituto Municipal Phillipe Pinel e o Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPUB/UFRJ) animou os conselheiros no segundo dia do encontro. Bateria, puxador de samba, mestre-sala, porta-bandeira e bonecos gigantes do carnaval pernambucano fizeram a festa dos conferencistas. Afinal, leveza e alegria fazem muito bem!
MESA TEMÁTICA DA 7ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE DO RJ
A mesa temática da 7ª Conferência Estadual de Saúde do Rio de Janeiro - “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do povo Brasileiro” - contou com palestras de importantes nomes da área de saúde: Mônica Almeida, Subsecretária de Saúde do Rio de Janeiro, Conceição Rezende, ex- Secretária de Saúde de Belo Horizonte, Maria Inês Bravo, professora da Faculdade de Serviço Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro e o médico e professor, Dr. Ruben Mattos.