FELIPE PEIXOTO E OS EIXOS DA 7ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO
O Secretário Estadual de Saúde e ex-Presidente do CES/RJ, Felipe dos Santos Peixoto, visitou as reuniões dos eixos temáticos da 7ª Conferência Estadual de Saúde do Rio de Janeiro na tarde de sábado, dia 03/10. Os conselheiros dividiram-se em salas para discutir os temas: Direito à Saúde e Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; Participação Social; Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde;Financiamento do SUS e Relação Público-Privado Gestão do SUS e Modelos de Atenção a Saúde; Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde; Informação, Educação e Polícia de Comunicação do SUS e Ciência, Tecnologia e inovação no SUS.
EIXOS TEMÁTICOS
A discussão dos eixos temáticos foi um dos pontos mais importantes da 7ª Conferência Estadual de Saúde do Rio de Janeiro.Os eixos discutidos foram: Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; Participação e Controle Social; Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde; Financiamento do SUS e Relação Público-Privado; Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde; Informação, Educação e Políticas do SUS e Ciência, Tecnologia e Inovação do SUS. Vale lembrar que estes serão os mesmo temas da etapa nacional, que acontecerá em Brasilia, de 01 a 04 de dezembro.
DOE + VIDA
Estevão Júlio. Fotos: Milene Oliveira
DOE SANGUE, DOE VIDA!
Reconhecido como modelo no que diz respeito a excelência na prestação de serviços, o Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti (HEMORIO) marcou presença na 7ª Conferência Estadual de Saúde do Rio de Janeiro levantando aquela que é uma de suas principais bandeiras: a doação de sangue. A voluntária Vanessa Vasconcelos foi uma das responsável por explicar, na tenda, detalhes da cartilha preparada especialmente pelo Hemorio aos interessados em doar. Nela estão contidas informações a respeito da aptidão física para a doação, orientação básica de medicamentos e também um passo a passo comportamental a ser seguido após o colhimento sanguíneo.
TENDA CULTURAL
A Tenda Cultural, na 7ª Conferência do Rio, serviu como ponte entre a gestão de saúde e a população - principalmente pescadores, negros e indígenas.
Os organizadores ressaltaram a importância dos direitos à saúde dessa parcela mais vulnerável do Estado. Com uma visão de gestão estratégica e participativa, o espaço funcionou como ponto de promoção da participação social, assim como da educação permanente para o controle social. O Coordenador da Tenda Cultural, Celso Vergne, lembrou que essa é a primeira Conferência com estes espaços exclusivos.