Serão promovidas 27 oficinas, virtuais e presenciais, em todos os estados brasileiros. A próxima presencial será em Minas Gerais, nos dias 9 e 10/10
OConselho Nacional de Saúde (CNS), por meio da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Cistt), e o Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho (Diesat), iniciam a nova etapa do Projeto Articulação das Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Cistt). Para participar é necessário o preenchimento do formulário de inscrição.
O Projeto Articulação das Cistts também conta com a parceria da Coordenação-Geral de Vigilância em Saúde do Trabalhador (CGSAT) do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS). Entre os objetivos está promover a inserção e fortalecimento da temática da saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras e ampliar o número de Cistts nos Conselhos de Saúde.
Oficinas
As próximas oficinas presenciais serão realizadas em Minas Gerais (9 e 10/10), Paraíba (15 e 16/10) e Tocantins (23 e 24/10). Estes três estados já receberam as oficinas em formato virtual. A partir de 21/10, iniciará o processo de capacitação para os estados de Pernambuco, Amapá, Rondônia, Espírito Santo, Maranhão, Ceará, Mato Grosso, Distrito Federal, São Paulo, Acre e Bahia.
Protagonismo das CISTT
“De baixo pra cima, de dentro pra fora!”. Essa é a premissa que orienta o Projeto Articulação das CISTT, na busca por expandir a participação social na gestão da saúde, bem como impulsionar o protagonismo das comissões intersetoriais nos territórios onde já existem.
O projeto preconiza, também, a implementação e qualificação de ações alinhadas à Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS), e à Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT).
Webnário
Nesta fase, o projeto também promoveu, no dia 3 de setembro, o Webnário Projeto Articulação das CISTT em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, com transmissão ao vivo pelo youtube.