O Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, através da sua Comissão de Educação Permanente, realiza na próxima quinta-feira (22/04) o ‘Seminário Estadual Tuberculose e Hanseníase’, contando com a presença de representantes da Secretaria de Estado de Saúde do RJ, conselheiros estaduais de saúde e profissionais das áreas.
Serão debatidos temas como a Política Estadual sobre Tuberculose, a Política Estadual de Hanseníase, os dados epidemiológicos da tuberculose e da hanseníase no estado do Rio de Janeiro e a participação das ONGs de tuberculose e hanseníase no atendimento e assistência à população.
O seminário vai ao ar a partir das 14h na página oficial do CES-RJ no Facebook.
Confira a programação preliminar:
14:00 às 14:10 – Mesa de Abertura
- Presidente do Conselho Estadual de Saúde e Secretário de Estado de Saúde, Carlos Alberto Chaves ou um representante.
- Coordenadora da Comissão da Educação Permanente do Conselho Estadual de Saúde, Zaira da Costa.
- Apresentação da Comissão de Educação Permanente do CES-RJ.
Mesa 1 Tema: Apresentação da Política Estadual sobre Tuberculose (Enfermeira Marnelli Martins, gerente de tuberculose – SES) e Política Estadual de Hanseníase (Drª Maria Eugênia, médica da Gerência de Hanseníase – SES)
Mesa 2 Tema: Dados epidemiológicos da tuberculose e da hanseníase no estado do RJ, (Marnelli Martins, gerente de tuberculose – SES) e (Drª Maria Eugênia, médica da Gerência de hanseníase – SES)
Mesa 3 Tema: Participação das ONGs de tuberculose e hanseníase. Representante da hanseníase: Simone Alves Reis, conselheira representante do MORHAN e Artur Custódio, coordenador nacional do MORHAN. Juliana Gomes Reiche, representante da tuberculose do Centro de Promoção à Saúde – CEDAPS.
Mesa de debate: Dr. Guilherme Pinheiro, médico e conselheiro representante do segmento gestor.
Encerramento: Após debate, diante das perguntas/propostas será elaboração de um documento para enviar a todas as pessoas que participaram. Haverá certificado.
Momento Cultural: ONG de tuberculose ou a leitura de uma poesia (tuberculose) e vídeo de 3 minutos, teatro bacurau. (hanseníase)
Local: Transmissão ao vivo Facebook e pelo aplicativo Zoom Meetings.
Daniel Spirin Reynaldo/Ascom CES-RJ