Com o objetivo de propiciar espaços permanentes de diálogo e formação crítico-política que potencializem a atuação do conselheiro, resgatar a história da construção do SUS e dos movimentos sociais como base para construção de um projeto de leitura territorial para intervenção e transformação social e apoiar a criação de coletivos, representantes regionais e locais interessados em participar da Educação Permanente para o Controle Social no seu território, a Comissão de Educação Permanente do Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro irá realizar no dia 19 de outubro o I Encontro de Educação Permanente para o Controle Social no Estado do Rio de Janeiro – 2022 na modalidade presencial. O público-alvo serão os conselheiros estaduais de saúde do Rio de Janeiro. De acordo com a Comissão de Educação Permanente, haverá a presença também de movimentos sociais que integraram qualificações promovidas anteriormente pelo Conselho Nacional de Saúde.
Este encontro foi elaborado a partir da identificação de conteúdos prioritários feitos no levantamento das demandas por qualificação, realizada por meio do formulário eletrônico, com 139 respostas, bem como a escuta de representantes dos conselhos municipais de saúde que encaminharam solicitações para a Comissão de Educação Permanente do CES-RJ e participaram de reuniões virtuais. Neste sentido, a construção de um processo criativo baseado em diálogos entre sujeitos, garantindo a participação democrática, circulação do espaço de fala de forma coletiva e colaborativa para problematizar questões de interesse será uma prática a ser promovida durante o evento.
O evento será realizado no auditório da Secretaria de Estado de saúde do RJ, localizada à Rua México, 128, 11º andar, no Centro do Rio.
As inscrições serão feitas de maneira online através deste link.
Confira a programação:
PROGRAMAÇÃO
Eixo 1 – Dimensão Histórica e Política do Exercício do Controle Social no SUS
09h00-10h30: Rodas de conversa.
Eixo 2 – Operacionalização do Controle Social
10h30-12h30: Café com Ideias.
14h00- 16h00: Dialogando com ex-conselheiros.
Daniel Spirin Reynaldo/Ascom CES-RJ