Por solicitação do conselheiro André Ferraz, que subscreve esta moção, e aprovada em plenário pelo Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, o CES/RJ manifesta sua solidariedade e encaminha a presente MOÇÃO DE PESAR à família pelo falecimento do servidor, Sr. Kaiser de Albuquerque Moreira, ocorrido no último dia 02 de fevereiro de 2023.
O carioca Kaiser, nascido em 14 de janeiro de 1961, até se aposentar, ocupou o cargo de Auxiliar Administrativo de Serviços de Saúde nesta Secretaria de Estado de Saúde, admitido em 05/11/1982. Foi um grande defensor do Sistema Único de Saúde – SUS, sempre ressaltando os direitos coletivos instituídos pelas Leis 8080 e 8142/1990. Servidor lotado em várias unidades, ao longo da carreira, como os Hospitais Estaduais Pedro II e Rocha Faria; onde sempre pautou a sua atuação em prol da defesa dos interesses coletivos da nossa categoria.
Sindicalista e militante do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Seguridade e Seguro Social no Estado do Rio de Janeiro (SINDSPREV/RJ), também exerceu cargo de Assessor Parlamentar no Mandato do Deputado Paulo Ramos, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Era um servidor atuante também nas mídias sociais, organizador do blog SOS Pedro II, onde lançou inúmeros artigos e opiniões em defesa do serviço público.
Kaiser se destacou como um dos precursores da luta pela conquista do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), sendo um dos mais assíduos militantes desta causa, ajudando a organizar passeatas e até o movimento paredista que exigiu esse importante direito dos trabalhadores.
O companheiro Kaiser ajudou a resgatar a dignidade dos servidores públicos estatutários da SES e do IASERJ, ao participar da vitoriosa luta que culminou com a efetivação do PCCS, aprovado por meio da Lei Estadual n° 7946/2018, atualizada pelas Leis n° 9299 e 9350/2021. Mesmo aposentado, continuou na luta, exigindo a regulamentação integral do PCCS.
Seu falecimento, após intensa luta contra uma doença ainda sem diagnóstico, embora submetido a cirurgias e biópsias, enluta não somente familiares e amigos, mas toda a categoria de trabalhadores da saúde, que lamentam a perda de um cidadão exemplar, tanto no zelo ao serviço público, quanto no caráter e honra. Kaiser era um camarada leal a todos os seus pares.
Aos familiares, principalmente sua esposa e filhos, nossas sinceras condolências, reiterando que este Conselho Estadual de Saúde não poderia deixar de se associar ao seu pesar. Desejamos que seja presente o consolo e que a força da fé reinem no meio de todos. Descanse em Paz, grande companheiro Kaiser.
Por estes motivos, apresenta-se a presente “Moção de Pesar”, como manifestação de nosso apreço e distinta consideração.
Rio de Janeiro, 07 de fevereiro de 2023.
Plenário do Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro