Os conselheiros estaduais do segmento dos usuários do Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro realizam no próximo dia 18 de maio a sua plenária que irá eleger o novo presidente do CES/RJ.

Obedecendo ao sistema de rodízio, um (a) representante dos usuários será eleito pelo próprio segmento (a) para cumprir o mandato de um ano, até junho de 2024. Durante a reunião, também será escolhido o (a) vice-presidente.

A plenária ocorre no próximo dia 18 de maio, às 11h, no auditório da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, localizado à Rua México, 128, 11º andar, no Centro do Rio.

Atualmente, a presidência do CES/RJ é ocupada pelo segmento gestor, sendo o secretário de estado de saúde o presidente, conforme Regimento Interno do conselho e a Lei Complementar Nº 152, de 18 de novembro de 2013.

Já no dia 06 de junho de 2023, durante Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, no plenário do CES/RJ serão homologados os (as) candidatos (as) indicados (as) a partir da Plenária dos Usuários. Neste dia, o horário da primeira chamada será às 11:00 e a segunda chamada às 11:30.

outra2 4

O presidente do Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro é responsável por liderar as reuniões e atividades do conselho, bem como representar o conselho em eventos e reuniões externas. Além disso, ele tem outras atribuições importantes, tais como:

  1. Convocar e presidir as reuniões do Conselho Estadual de Saúde;
  2. Coordenar a elaboração da pauta das reuniões e conduzir a discussão dos assuntos em pauta;
  3. Designar relatores e comissões temáticas para tratar de assuntos específicos;
  4. Apresentar relatórios sobre as atividades do conselho em eventos e reuniões externas;
  5. Assinar documentos e correspondências oficiais do conselho;
  6. Representar o Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro em eventos, audiências e outras atividades relacionadas à saúde;
  7. Zelar pelo cumprimento da legislação e das normas que regulamentam o funcionamento do conselho.

O presidente do Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro tem, portanto, uma função estratégica na promoção da participação e do controle social na gestão da saúde no estado do Rio de Janeiro.

Daniel Spirin Reynaldo/Ascom CES-RJ