dscf6761 2

O tradicional Ato Público em defesa do SUS que ocorre nas conferências nacionais de saúde marcou o terceiro dia da 17ª CNS, no Museu da República, em Brasília. Centenas de pessoas delegadas, movimentos sociais e sindicalistas, dentre outros atores da saúde pública brasileira, se uniram numa só voz na defesa do SUS e da democracia. A reunião teve início por voltas das 8 horas e terminou por volta das 11 horas. Diversos transeuntes, ao olharam para as bandeiras do SUS e dos movimentos sociais, perguntavam com genuína curiosidade do que se tratava. O ato teve o efeito de chamar a atenção do público para além da esfera dos envolvidos na saúde.Fernando Pigatto, uma das vozes mais ativas do controle social, na condição de presidente do Conselho Nacional de Saúde, afirmou que a luta pelo Sus de qualidade e abrangente “ainda não acabou”. Pigatto explicou que os problemas enfrentados na 17ª CNS deverão ser superado apesar daqueles que tentam prejudicar o trabalho do Controle Social.

dscf6804
Ato em Brasília pela defesa do SUS. (Foto: Daniel Spirin)

“As adversidades vão continuar sendo colocadas para nós. Eu queria aproveitar para dizer que tudo o que está acontecendo, que está tentando atrapalhar, tentando prejudicar, as tentativas de boicote da nossa conferência, nós vamos superar.”

dscf6767Presidente do CNS, Fernando Pigatto. (Foto: Daniel Spirin)

Muito aplaudido, Pigatto se referia às empresas que ganharam a licitação para fornecer hospedagem e transporte adequados aos participantes e que, de última hora, não honraram com a palavra.

dscf6778
Ato pelo SUS. (Foto: Daniel Spirin)

“Mesmo passando por tudo isso, quem está aqui tem um espírito de vencedor, de guerreira e guerreiro e que saber que o que nós estamos fazendo aqui é a reconstrução da democracia participativa no Brasil”.

dscf6752

 

Depoimento impactante no Ato em Defesa do SUS, em Brasília

O cearense Francisco Freitas é um sindicalista paulista, emigrante japonês que foi vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Maquinários e Informática do Japão. Em 2011, ele voltou para o Brasil após o tsunami que atingou o país asiático.

foto-ato
Francisco em 2019, no Ato em Defesa do SUS. (Foto: Daniel Spirin)

Francisco viveu as Diretas Já! e, segundo ele, esteve ao lado de Ulisses Guimarães na batalha pela redemocratização do Brasil. Em 2019, uma foto emblemática sua foi capturada pelas câmeras da assessoria de comunicação do Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro. Nela, no mesmo local do Ato Público em Defesa do SUS de hoje, 04 de maio de 2023, no contexto da 16ª Conferência Nacional de Saúde (2019), Francisco foi “flagrado” com um olhar atento e inebriado diante das falas provindas do carro de som. À época, o Brasil vivia um dos seus momentos mais difíceis política e economicamente.

dscf6773Francisco, em 2023, também no Ato em Defesa do SUS. (Foto: Daniel Spirin)

Francisco, como era de se esperar, não desistiu. Novamente lá estava ele no Museu da República, em Brasília, quatro anos depois, debaixo de sol e tempo seco, para lutar e falar mais alto ainda pela defesa do Sistema Único de Saúde e pela preservação da democracia no Brasil.

Assista ao seu depoimento emocionado.  

 

Assista mais falas dos participantes:

Romualdo Figueiredo, presidente de associação de aposentados de Campina Grande, na Paraíba.

 

Magno Rocha, delegado do Rio de Janeiro.

 

Confira mais imagens e vídeos aqui.

Daniel Spirin Reynaldo/Ascom CES-RJ