O Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, através da Comissão de Saúde das Mulheres, realiza no próximo dia 24/10 a live “Outubro Rosa: Apenas o Outubro deve ser Rosa? As mulheres querem um novo amanhecer todos os dias”. A transmissão vai ao ar a partir das 18 horas na página oficial do CES/RJ no Facebook.
Estarão presentes Iraci França, conselheira estadual de saúde e representante da Associação Brasileira de Enfermagem – ABEn, Helena Piragibe, membro da Comissão Intersetorial de Saúde das Mulheres – CISMu/Nacional (convidada), Fátima Sueli, professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (convidada). Pela Secretaria de Estado de Saúde do RJ, estará presente Ludmila Gonzales, assessora técnica da Superintendência de Atenção Especializada, Controle e Avaliação da Rede de Oncologia.
A incidência de câncer de mama no Brasil varia ao longo do tempo e de acordo com diferentes regiões do país. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se que, em 2020, tenham ocorrido cerca de 66 mil novos casos de câncer de mama no país.
Melhorar as políticas de prevenção ao câncer de mama no Brasil envolve uma abordagem abrangente e colaborativa, tais como a promoção de campanhas educativas para aumentar a conscientização sobre a importância da detecção precoce, autoexame e mamografia regular, a garantia que todas as mulheres tenham acesso fácil e gratuito a exames de mamografia e consultas médicas, especialmente aquelas em áreas rurais ou de baixa renda, a implementação programas de rastreamento eficazes para identificar precocemente casos de câncer de mama, incluindo exames regulares, investimento em pesquisa, dentre outras ações.
Neste sentido, a live deverá ressaltar que a luta contra o câncer de mama, de acordo com as perspectivas das mulheres, tem que ser o ano inteiro, de maneira constante e eficaz.
Daniel Spirin Reynaldo/Ascom CES-RJ