A presidente do Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro - CES/RJ, Daniele Moretti, participou, no último dia 20 de outubro do 3º Fórum de Saúde Pública de Queimados, uma iniciativa do Legislativo do município que teve por objetivo tratar das devolutivas do 1º e 2º Fóruns, estes realizados nos anos de 2021 e 2022. Com o tema Fortalecer e Garantir o Controle Social em Defesa do SUS, o encontro teve como ênfase a Atenção Primária e doenças raras.
Daniele Moretti falou sobre o fórum:
“Este espaço é importante para o controle social, principalmente quando políticos eleitos pelo povo se comprometem a ouvir as demandas da população e da sociedade civil, e ainda trazendo a responsabilidade para quem tem que dar respostas. Infelizmente, nem sempre as respostas vêm, porém é um avanço, pois os governos ficam comprometidos com prazos e acabam deixando claro para o povo as suas intenções e boas vontades, ou não”, disse a presidente do CES/RJ.
De acordo com o vereador Antônio Almeida, esteve presente no dia 10 de outubro, na sede do Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro para entregar o convite de participação neste fórum, “este é um trabalho conjunto para buscar soluções e aprimorar a saúde pública em nossa comunidade”.
Também estiveram presentes Cida Diogo, superintendente estadual do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro, o prefeito de Queimados, Glauco Kaiser, a vice-prefeita, Maise Justo Meirelles, o presidente da Câmara de Queimados, vereador Elerson, a conselheira de saúde municipal, Maria da Penha, bem como profissionais de saúde e servidores do município, além da sociedade civil, esta última tendo a oportunidade de fazer indagações aos presentes.
Os Fóruns de Saúde Pública nos municípios do Rio de Janeiro são de grande importância, pois são espaços de discussão e participação da sociedade civil na formulação de políticas públicas de saúde. Neles, são discutidos temas relevantes para a melhoria do SUS, como atendimento, prevenção e combate a doenças, investimentos em infraestrutura, entre outros. A participação dos vereadores nesses fóruns é fundamental para garantir que as demandas da população sejam ouvidas e consideradas na tomada de decisões.
Daniel Spirin Reynaldo/Ascom CES-RJ